Vereadores se reúnem com Secretário de Saúde

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (07.06), no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Alta Floresta a reunião administrativa dos vereadores com o secretário de Saúde de Alta Floresta, Marcelo de Alécio Costa. O secretário foi convocado pelo presidente Emerson Machado a pedido do vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB), seguindo a rotina de reuniões administrativas que o Poder Legislativo tem realizado com os secretários municipais. O objetivo é aproximar os poderes e discutir questões que são de interesse da população.

A reunião durou pouco mais de uma hora e meia e serviu para que o novo secretário, que está à frente da Secretaria Municipal de Saúde desde o final do mês de maio, apresentasse as ações principalmente as modificações já implementadas, como a alteração no horário de expediente para período integral, com atendimento ao público das 07h00 às 11h00 e trabalho interno das 13h00 às 17h00.

O secretário também informou que uma das medidas adotadas é descentralizar principalmente o agendamento dos exames. Segundo ele, em breve os usuários do serviço público de saúde saíram da unidade de saúde sabendo o dia e o horário em que poderão ir ao laboratório para fazer a coleta do material referente aos exames solicitados pelos médicos.

Após fazer a explanação, Marcelo Costa respondeu os questionamentos dos vereadores principalmente sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde, exames médicos, exame preventivo principalmente para as mulheres que residem na zona rural, o horário de atendimento dos profissionais médicos nas unidades de saúde e o acompanhamento das visitas a domicilio que são responsabilidade das agentes comunitárias de saúde.

O gestor informou ainda que será realizado um mapeamento dos atendimentos das unidades de saúde da zona rural para referenciar o serviço ofertado. Ele também confirmou a existência de uma portaria proibindo a dispensa de pacientes sem que tenha sido atendido pelo enfermeiro. “O acolhimento deve ser feito pelo enfermeiro, se não der para atender no dia que se faça o agendamento do atendimento”, disse ao comentar que após a implantação das mudanças será feito o mapeamento para identificar as unidades em que os serviços estão funcionando efetivamente.

Conforme o secretário, os exames de Raio X para pacientes da zona rural terão prioridade. Já os demais exames serão apresentados pelo médico responsável pelo atendimento à Secretaria de Saúde para a regulação e agendamento. Marcelo Costa confirmou que na próxima semana irá pessoalmente nas unidades da zona rural verificar as condições de cada uma.

Sobre a reunião com os vereadores, o secretário de saúde considerou necessária e avaliou como importante. Ele sugeriu que as reuniões administrativas sejam constantes para que os vereadores saibam das ações da pasta. “Saio de uma reunião administrativa com os vereadores satisfeito, precisa ter esse feedback da gestão com a Câmara até porque a população, na maioria das vezes, procura o vereador, que é o seu representante legal. Espero que não seja a primeira e a última, e que dessa venham outras reuniões”, disse ao comentar sobre as mudanças na pasta. “Toda mudança tem resistência, mas as mudanças que estão sendo feitas, que foram feitas e continuarão, porque a gente vai fazer outras, é para melhorar a aproximação da sociedade aos serviços ofertados”, disse.

O vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) avaliou a reunião como produtiva principalmente porque os vereadores tiveram a oportunidade de ouvir e debater com o secretário os problemas do setor de saúde do município. “Estou no meu quinto mandato de vereador e sempre acreditei no diálogo, sempre fui o vereador que buscou as reuniões administrativas juntamente com os companheiros vereadores e com o secretariado do executivo. Não tenho dúvida que é a melhor forma de trabalhar, de ajudar a administração. O vereador, tanto de situação como de oposição, está aqui não só para discutir, pra criticar ou defender o executivo, mas também para defender todo o seu secretariado, então, este é o nosso objetivo de aproximar o legislativo do executivo através dos seus secretários e ter condições de dar resposta imediata para a nossa população”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Emerson Sais Machado (MDB), destacou a qualificação do novo secretário de saúde, que tem formação profissional na área de saúde, e considera o conhecimento do gestor importante para melhorar a gestão da pasta. “Fiquei contente com a conversa do secretário, veio com a postura firme pra fazer a coisa acontecer, mudar o que está errado. A proposta dele é arrumar aquilo que está errado doa a quem doer, então, isso nos alegra”, frisou.

“Coloquei pra ele: você não está aí para atender vereador, amigos de vereador, amigos de secretário ou parentes, o senhor está aí para fazer gestão e atender a população na maneira correta. O que nós queremos: médicos e medicamentos nos postos de saúde. Ele disse que veio pra ficar, vai arrumar a casa e em breve Alta Floresta terá uma saúde bem melhor, perfeito não vai ficar porque falta muito recurso, mas vamos melhorar muito a saúde porque o Dr. Asiel me deu autonomia e quer que fique melhor e estamos aqui para arrumar a saúde de Alta Floresta”, relatou o presidente.

Também participaram da reunião os vereadores Charles Miranda Medeiros (PSD), Silvino Carlos Pires Pereira “Dida” (Cidadania), Elisa Gomes Machado (PDT) e Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB), e o secretário jurídico da Casa de Leis, Carlos Eduardo Marcatto Cirino.

O vereador Luiz Carlos justificou a ausência dos demais vereadores, informando que os mesmos não puderam participar por compromissos agendados anteriormente, por estar em viagem e por problemas de saúde. “Tivemos a presença de seis vereadores logicamente representando toda a Câmara de Vereadores”, acrescentou.