Vereadores se reúnem com o Comitê de Combate ao Covid-19

Vereadores demonstraram preocupação com o aumento dos casos confirmados de Covid-19 e questionaram o Comitê sobre as ações realizadas contra a pandemia
Vereadores se reúnem com o Comitê de Combate ao Covid-19

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Preocupados com o surgimento de novos casos do coronavirus em Alta Floresta, os vereadores se reuniram na manhã desta quarta-feira (25) com o Comitê de Combate ao Covid-19 para discutir sobre as ações que já foram realizadas e quais as novas medidas que poderão ser implantadas visando preservar a saúde da população.

A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores Charles Miranda Medeiros, vice-presidente do Poder Legislativo, Marcos Roberto Menin, primeiro secretário, Reinaldo de Souza (Lau), Aparecida Scatambuli Sicuto, Mequiel Zacarias Ferreira, Elisa Gomes Machado, Silvino Carlos Pires Pereira, José Aparecido dos Santos e Luiz Carlos de Queiroz. Representando o Comitê estiveram o secretário de saúde, Marcelo de Alécio Costa, o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Sidney Leal e a procuradora jurídica do Município, Ângela Caroline Weirich.

Durante a reunião, que durou aproximadamente duas horas, os vereadores questionaram principalmente sobre a fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção, como o uso obrigatório de máscara de proteção facial, o distanciamento social de no mínimo um metro e cinquenta centímetro de uma pessoa para a outra, a efetividade das barreiras sanitárias e os equipamentos de segurança para os trabalhadores, a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender pacientes com a Covid-19, a possibilidade de criação da ‘lei seca’ no comércio em geral e a mudança de horário do toque de recolher.

Os vereadores também enalteceram as ações realizadas pelo Comitê de Combate ao Covid-19, mas reforçaram a necessidade de aplicação de novas medidas que combatam a transmissão comunitária e consequentemente a evolução de novos casos.

O secretário de Saúde disse que tem encontrado dificuldade para a aplicação das medidas já previstas em lei e em decretos municipais, estaduais e federais, principalmente porque a própria população não tem respeitado essas medidas. Ele também relatou uma forte resistência do comércio em geral em não seguir as medidas de prevenção.

De acordo com Marcelo de Alécio Costa, o Hospital Regional Albert Sabin conta com a “Ala Covid”, criada exclusivamente para atender pacientes com sintomas da doença.

O secretário de saúde também apresentou algumas propostas de novas medidas preventivas e restritivas que deverão ser deliberadas pela Câmara Municipal.

LINDOMARL EAL
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!