Vereadores se reúnem com a diretoria da APAAF e se solidarizam com a causa em defesa dos animais

Movimento da Associação Protetora Amamos Animais foi elogiado por todos os vereadores na sessão de sexta-feira (21) e na reunião desta sexta-feira. Vereadores irão intervir junto ao executivo.

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Depois de promoverem um manifesto pacífico durante a Sessão Ordinária do dia 21 de fevereiro em busca de apoio do Poder Legislativo para a causa, membros da diretoria da Associação Protetora Amamos Animais de Alta Floresta (APAAF) se reuniram na manhã desta sexta-feira (28) com os vereadores para apresentar a demanda da entidade e pedir apoio dos legisladores.

Participaram da reunião os vereadores Emerson Machado (MDB, presidente do Poder Legislativo, Dr. Charles, vice-presidente, Marcos Menin (DEM), primeiro secretário, Cida Sicuto (PSDB), líder do executivo na Casa de Leis, Elisa Gomes Machado (PDT), Mequiel Zacarias Ferreira (PT) e Luiz Carlos de Queiroz (MDB).

Além de enfrentar dificuldades como a falta de recursos para a compra de ração, vacinas e medicamentos, a entidade apresentou como principal demanda a necessidade de implantar no município um programa de controle populacional de cães e gatos, principalmente para pessoas de baixa renda. Outra problemática apresentada aos vereadores foi a falta de um terreno para enterrar os animais mortos.

Leir Ribeiro, presidente da APAAF, explica que existe uma demanda muito grande principalmente de cães abandonados nas ruas de Alta Floresta. Ela acredita que o poder público precisa fazer um trabalho de conscientização mais intenso. “A prefeitura precisa ajudar a gente nessa questão de conscientização em escola, em igreja, está tendo muitos animais abandonados na porta das escolas, inclusive nas igrejas tem muitos gatos, e isso não pode continuar acontecendo, temos que tomar providências em relação a isso”, cobra.

Atualmente a associação está cuidando de 21 filhotes fruto da cria de três cachorras de rua. “A gente está de posse desses 21 filhotes e precisamos de castrar, vacinar para fazer a doação e mais os cães adultos. Nós não temos um abrigo, então, provavelmente eles serão castrados e voltarão para a rua”, disse com preocupação.

Durante a reunião, o presidente Emerson Machado fez o compromisso de consultar a Secretaria Jurídica da Câmara Municipal sobre a possibilidade de um convênio da associação com o executivo municipal. “Esse é um problema macro, do município, então a associação nos procurou, convidamos os vereadores, fizemos a reunião e vamos achar uma saída, porque precisamos resolver principalmente a questão da castração desses animais que estão na rua e aprimorar as leis para termos um rigor maior contra quem maltrata animais”, disse ao informar que haverá uma nova reunião, mas desta vez com o prefeito Asiel.