Vereadora Cida Sicuto homenageia Corpo de Bombeiros pelos 20 anos em Alta Floresta

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (2) a Moção de Congratulações nº 006/2020, de autoria da vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB), em homenagem a 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM), pela passagem do aniversário de 20 anos de fundação no município de Alta Floresta, ocorrido no dia 17 de maio.

Ao fazer uso da tribuna para homenagear a instituição, a vereadora Cida destacou a trajetória do Corpo de Bombeiro Militar destacando a criação da instituição no município por decreto como Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, em 19 de agosto de 1964, sendo efetivado em 1967.

Em 1994, com a emancipação da instituição, a unidade se tornou independente da Polícia Militar, tendo como missão primordial a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do estado de Mato Grosso, sendo Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

Em 1998, após as operações de combate a incêndios florestais, comandada pelo então Tenente Rainho e sua equipe formada por 12 Bombeiros Militares, houve um acordo entre a Prefeitura de Alta Floresta e o Estado de Mato Grosso e, pela relocação do FETHAB, onde foi obtido o montante para a construção da Unidade de Bombeiros de Alta Floresta.

O então 1º Tenente Rainho retornou à Alta Floresta no início de 1999 com a responsabilidade de acompanhar a montagem do quartel e a aquisição da viatura de combate a incêndios. Em outubro daquele mesmo ano, o Subtenente Leite apresentou para ajudar nos trabalhos. No dia 17 de maio de 2000 a construção do quartel de Bombeiros Militar de Alta Floresta foi concluída e entregue a sociedade Alta-florestense, com a viatura de combate a incêndios, o Auto Bomba Tanque (ABT-067) e no mesmo ano, a primeira equipe, com 10 Bombeiros Militares chegou ao nosso município para iniciar os atendimentos de salvamento, pré-hospitalar e combate a incêndios.

Atualmente a região atendida pela 7ª CIBM abrange os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde e Paranaíta. Outro diferencial foi a inauguração, em agosto de 2018, do Colégio Militar Dom Pedro II, primeira escola militar sob a direção do Corpo de Bombeiros Militar em Mato Grosso, com o conteúdo da Rede Estadual de Ensino, mas com o diferencial da disciplina militar adicionado à rotina diária da escola.

A 7ª CIBM está sob o comando do Tenente Coronel Ranie Pereira Sousa e é composta por 45 militares e dois funcionários civis.

“Com o cuidado e interesse de zelar pelo desenvolvimento do trabalho de toda a corporação, com dedicação e respeito ao cidadão, externamos nossos sinceros agradecimentos aos relevantes serviços prestados à população do município de Alta Floresta durantes estes vinte anos da 7ª CIBM”, externou a vereadora Cida Sicuto.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!