Vereador Mequiel apresenta Projeto de Lei que cria a Campanha de Conscientização Fevereiro Roxo

Campanha terá o objetivo de conscientizar sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

O vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) é autor do Projeto de Lei nº 006/2020, que institui no calendário oficial de do município de Alta Floresta a Campanha de Conscientização Fevereiro Roxo. A proposta foi apresentada na Sessão Ordinária do dia 28 de abril e segue em tramitação na Casa de Leis.

Conforme o Projeto de Lei, Fevereiro Roxo será uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar, conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de Alzheimer, fibromialgia e lúpus. A campanha acontecerá com mais intensidade no mês de fevereiro e terá como símbolo o laço roxo.

Além do mês de fevereiro, são datas de interesse da Campanha Fevereiro Roxo o dia 10 de maio (Dia Mundial de conscientização do Lúpus), 12 de maio (Dia Mundial de conscientização da Fibromialgia) e 21 de setembro (Dia Mundial de conscientização do Alzheimer).

Poderão ser desenvolvidas campanhas de visibilidade, conscientização e esclarecimentos sobre Alzheimer, fibromialgia e lúpus, favorecendo o diagnóstico precoce das mesmas, bem como, identificação dos seus sinais, sintomas e maneiras de melhorar a qualidade de vida dos portadores, além de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico, formas de tratamento, sintomas e consequências para os pacientes e difusão das legislações já existentes que garantem serviços e direitos específicos aos pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as demais secretarias, bem como, a Câmara municipal de Vereadores, entidades, sociedade civil, poderão desenvolver palestras, fóruns, seminários, eventos, cursos e outras atividades destinadas ao tema da nova lei.

A proposta também prevê que todas as instituições de ensino do município, independente do público atendido, insiram a temática do Fevereiro Roxo em seu plano de trabalho, bem como, realizem as discussões referentes ao mesmo com sua comunidade escolar.

“Tal proposição tem condição de melhorar as políticas públicas relacionadas a pauta em nosso município e, consequentemente, a vida de todos nossos cidadãos, bem como, dos portadores das doenças supracitadas. Além disso, fortalece iniciativas que já estão sendo desenvolvidas, como é o caso do Encontro promovido pelo Projeto Fibro em alta – que aborda a pauta da fibromialgia, idealizado pelo médico reumatologista Dr. Marcelo Enokawa e realizado com os acadêmicos de enfermagem da FADAF, que tem por objetivo “fortalecer essa ação e levar conhecimento sobre o assunto para os acadêmicos de Enfermagem e toda a sociedade”, ressalta o vereador Mequiel.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!