Vereador Menin consegue quatro resfriadores para atender produtores de leite de Alta Floresta

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

O vereador Marcos Roberto Menin (MDB), vice-presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, buscou em Cuiabá, na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), na quarta-feira (13) quatro resfriadores de leite para beneficiar a agricultura familiar do município, principalmente os pequenos produtores de leite.

A luta havia sido encampada pelo vereador ainda em 2019 e 2020, quando recebeu da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, por meio do então secretário Waldiney Trujillo, as demandas do setor, sobretudo, a necessidade de mais resfriadores para atender os produtores de leite.

Menin explica que levou a demanda até o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) que prontamente atendeu seu pedido e apresentou uma emenda para que o Governo de Mato Grosso destinasse os equipamentos para Alta Floresta.

A conquista resultou em quatro resfriadores de leite com capacidade de armazenamento de mil litros cada um. “Serão três resfriadores para a COMOV e um para a associação do Ramal do Mogno. Estão aí para ajudar, não queremos que fique aqui em prefeitura, nem em câmara, deve ser entregue para o seu destino. Vamos entregar porque isso tem que estar trabalhando”, frisou ao agradecer o ex-secretário de agricultura Waldiney Trujillo, o deputado Dilmar Dal Bosco e toda sua assessoria por meio dos assessores Alan e o Gilson.

O presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Ouro Verde (COMOV), Antonio Favarin Sobrinho, explica que muitos produtores não são cooperados por não terem resfriadores, mas que agora, com a chegada de três novos equipamentos será possível ampliar o atendimento. “Esses resfriadores novos vão ajudar muito porque alguns produtores não são cooperados por terem resfriador”, afirmou.

Atualmente a COMOV conta com 160 cooperados, sendo 65 produtores de leite. Para atender esta demanda, a cooperativa conta com seis resfriadores em comodato com o Governo do Estado, além de alguns resfriadores próprios e alguns dos próprios produtores. “O ideal seria termos pelo menos 20 resfriadores de leite para atendermos a demanda”, ressaltou o presidente da COMOV ao reforçar a importância da chegada dos novos equipamentos.