Síntese da Sessão Ordinária do dia 8º de setembro de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa - Arquivo

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (08) a vigésima oitava Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Valdecir José dos Santos (MDB) destacou o anseio da população por pavimentação para ressaltar o empenho dos vereadores em conseguir junto aos deputados e senadores recursos para garantir essas obras. Destacou as obras da gestão do prefeito Asiel citando a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), como referência. Analisou que o próximo gestor terá que dar uma atenção para o problema das pontes de madeira.

Vereador Dida Pires (PDT) disse que o município deve buscar recursos do programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento para pavimentação e acabar com a poeira e lama. Cobrou a secretaria de infraestrutura atendimento um produtor no setor norte que estaria com dificuldade para retirar sua produção. Defendeu a aquisição de mais equipamentos para a infraestrutura para atender melhor a demanda.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) comentou que o deputado Juarez Costa estará em Cuiabá para acompanhar a liberação do projeto da pavimentação do Boa Nova junto a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT). Informou ainda que a licitação para a pavimentação do Jardim Primara foi concluída e a obra deve começar em breve.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) disse que se empenhou para elaborar as emendas que irá apresentar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) assegurando para 2021 algumas ações que não estão contempladas no projeto de lei enviado pelo Poder Executivo para apreciação da Câmara Municipal. Cobrou informações sobre a aplicação dos recursos do leilão das sucatas realizado pela prefeitura. Disse que esteve em algumas unidades de saúde e até sexta-feira o Kit Covid não havia chegado.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) pediu justiça pela morte do taxista Pelé. Comentou sobre os pacientes que atende diariamente com problemas de saúde provocados pela falta de infraestrutura ao comentar que faz as cobranças ao executivo, mas os problemas não são resolvidos.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) destacou o apoio do Conselho Municipal de Cultura na implantação da Lei Aldir Blanc no município para contemplar os artistas com incentivos do governo nesta pandemia. Destacou o novo pacto firmado pela Direção de Cidades para a retomada da construção da Creche do bairro Jardim Imperial, citando a necessidade de conclusão da obra devido a cede atual não oferecer espaço adequado para o desempenho das atividades. Destacou a necessidade de acompanhar o andamento das aulas de forma virtual na rede municipal. Repudiou o governo do estado por suspender as eleições de diretores nas escolas para que os novos gestores sejam nomeados. Defendeu a escolha do diretor pela comunidade escolar e disse que espera que o prefeito mantenha o processo democrático de eleição no município. Cobrou a criação do conselho de saneamento básico citando que é lei e informações sobre os gastos do município sobre os recursos da Covid.

Vereadora Cida Sicuto (PSDB) informou que o secretário de saúde de Alta Floresta está na capital com os projetos de reforma das Unidades de Saúde dos bairros Panorama, Bom Jesus e Boa Nova. Informou também que a partir de quinta-feira o kit covid estará disponível nas unidades. Sobre o recurso do leilão de sucatas, Cida Sicuto disse que o diretor de planejamento Dione Ferreira Lima informou a ela que o recurso de R$ 386.228,25 está na conta e ainda não foi gasto porque só pode ser utilizado para compra de equipamentos e em edificações. Comentou que a Comissão de Assuntos Relevantes decidiu na sexta-feira (4) enviar para o MPE o relatório dos recursos que o município recebeu para combater a pandemia do novo coronavírus.

Vereador Emerson Machado (MDB) considerou importante o apoio ao comércio ao destacar a flexibilização de algumas atividades e o fim do toque de recolher, mas alertou novamente a população sobre a permanência das medidas de prevenção e restrição citando a proibição em relação a aglomerações e a obrigatoriedade do distanciamento social. Disse que alguns lutares não estão obedecendo essas medidas e pediu aos comerciantes principalmente aqueles com expediente noturno para adotar as medidas de prevenção para evitar um novo toque de recolher. Demonstrou preocupação ao falar sobre a grande quantidade de lixo jogada nas avenidas da cidade no final de semana e aproveitou para pedir a colaboração das pessoas para manter a cidade limpa.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!