Síntese da Sessão Ordinária do dia 27 de fevereiro de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Com transmissão ao vivo pela Rádio Web Câmara, a Câmara Municipal de Alta Floresta realizou excepcionalmente, em virtude do feriado de carnaval, na manhã desta quinta-feira (27) a quarta Sessão Ordinária do ano. Confirma a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Dida Pires (Cidadania) comentou sobre o recurso do pré-sal citando a emenda apresentada por ele destinando parte do valor do recurso para investir em equipamentos, veículos e maquinários para a Secretaria de Infraestrutura do município. Defendeu a aprovação da sua emenda citando a importância dos investimentos para secretaria de infraestrutura, argumentando que as obrigações patrimoniais já estão previstas no orçamento de 2020.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) explicou que sobre a situação do pedágio da rodovia MT-208 o cadastramento das famílias está no estágio de desenvolvendo de um formulário para o cadastramento. Sobre a concessão de água e esgoto do município explicou que houve a nomeação da comissão dos fiscais de contrato, no entanto, informou que eles ainda não foram apresentados para a empresa para iniciar os trabalhos de revisão do contrato. Solicitou que a empresa seja convocada para apresentar o estudo da ampliação da capitação de água e cobrou a contratação da agência reguladora. Comentou sobre a reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para tratar sobre a fiscalização das patrulhas mecanizadas que estão à disposição de associações dizendo que identificaram que algumas associações não estão fazendo a manutenção e alguns equipamentos estão se perdendo. Sobre a situação da Secitec disse que aguarda resposta do deputado estadual Valdir Barranco (PT) e da deputada federal Rosa Neide sobre a contratação de professores para início das atividades principalmente a conclusão do curso de enfermagem, e cobrou a contratação da empresa terceirizada para a limpeza do prédio. Em relação ao início das obras do CEJA, cobrou a realização da licitação para início das obras.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) destacou o atendimento da iluminação pública e a construção da faixa elevada em frente à Escola Vicente Francisco, no bairro São José Operário. Comentou sobre as indicações que fez na sessão citando a solicitação de pavimentação para os bairros São José Operário e Santa Maria direcionadas ao senador Jayme Campos (DEM) e ao deputado Juarez Costa (MDB), e academias ao deputado estadual Alan Kadec (PDT). Disse que as cobranças feitas em tribuna são resultados das cobranças da população e das fiscalizações realizadas por ela. Defendeu a destinação de recurso do pré-sal para aquisição de equipamentos e maquinários para a Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Vereador Marcos Menin (DEM) disse que esteve segunda-feira (24) na Pista do Cabeça para acompanhar a equipe da Secretaria de Infraestrutura para a recuperação dos pontos críticos e de pontes, e informou que a equipe só vai sair da região quando terminar a recuperação das pontes e das vicinais. Comentou sobre a destinação de R$ 9 milhões do deputado Juarez Costa (MDB) informando que deste valor estão incluídos R$ 500 mil para asfalto no bairro São José Operário e mais R$ 300 mil em material betuminoso para fazer asfalto no bairro Santa Maria.

Vereador Emerson Machado (MDB) disse que gostaria que o recurso do pré-sal fosse destinado para pavimentação asfáltica citando a necessidade de vários bairros, e usou como exemplo o bairro Jardim Renascer, citando que conseguiu com o senador Jayme Campos (DEM) um recurso de R$ 384 mil para pavimentação do bairro. Parabenizou os vereadores e os deputados que estão trabalhando para destinar recursos para Alta Floresta.