Síntese da Sessão Ordinária do dia 25 de agosto de 2020

Foto:: Lindomar Leal/Arquivo-Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (25) a vigésima sexta Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) informou que a concessionária Águas Alta Floresta confirmou a reunião para o dia 27 de agosto. Cobrou da Secretaria Municipal de Infraestrutura a programação para construção de quebra-molas, citando a construção de uma lombada no Setor H que ainda não foi concluída.

Disse que os moradores da Rua E-4 estão fazendo um abaixo assinado para reivindicar a construção de um quebra-molas devido ao aumento do fluxo de veículos.

Vereador Valdecir José dos Santos (MDB) destacou as obras em andamento no município, como a pavimentação do bairro Jardim Guaraná, citando o empenho do presidente Emerson Machado para conseguir o recurso federal. Ressaltou as melhorias que o asfalto proporciona para os moradores. Destacou a aplicação de Anti-Pó em andamento em bairros como Cidade Bela, por exemplo. Mencionou a construção de pontes de concreto, mais de 700 bueiros, além das pontes e bueiros de madeira que foram recuperados pela prefeitura. Parabenizou o secretário de Infraestrutura, Eloi Luiz de Almeida, por conseguir fazer tantas obras apesar de ter pouco maquinário. Disse que o prefeito é uma pessoa incomparável e enalteceu o sucesso da gestão municipal pelas obras.

Vereador Dida Pires (PDT) criticou a remoção de dois quebra-molas que haviam sido construídos na rodovia MT-325, no sentido Porto de Areia. Alertou para o aumento do fluxo de veículos principalmente nos finais de semana naquele trecho da rodovia e cobrou a reconstrução das lombadas. Criticou a falta de medicamentos na rede pública citando que esteve na Farmácia Básica. Cobrou do município a disponibilidade do Kit Covid para tratamento de pacientes com sintomas da doença. Criticou a demora em resolver o problema com os caminhões pipas.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) informou, com preocupação, que o Hospital de Amor de Barretos pretende instalar um centro de diagnóstico em Alta Floresta, com disponibilidade de custear todas as despesas, e cobrou do município a disponibilidade da área. Alertou que o município de Paranaíta se manifestou interessado em disponibilizar a estrutura para implantação da unidade. Ao falar sobre o asfalto do Bairro Boa Nova, Menin agradeceu a gestão por dar sequência no processo para a realização da licitação, no entanto, pediu que a empresa que vencer a licitação não faça jogo político.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) cobrou da prefeitura a disponibilidade de medicamentos na Farmácia Básica e nas unidades de saúde, e também cobrou também a disponibilidade do Kit Covid para os pacientes com sintomas da doença. Citou a disponibilidade de recursos (na ordem de R$ 10 milhões) sugerindo que poderia ser usado para comprar medicamentos.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) cobrou a disponibilidade de medicamentos nas unidades de saúde sugerindo que a gestão deve manter pelo menos 10% de estoque para evitar ficar sem a medicação para a população. Alertou a população para manter os cuidados contra o novo coronavírus. Cobrou a limpeza dos bueiros (boca de lobo) nas ruas pavimentadas para evitar problemas de entupimento no período chuvoso.  Também cobrou melhorias na acessibilidade aos bairros da rodovia MT-208 alertando para o risco de acidente.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) citou as cobranças para a implantação de redutores de velocidades em frente a escolas e em ruas que ainda não têm pavimentação. Cobrou a molhagem das ruas. Disse que o Departamento de Engenharia da prefeitura informou que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deu aval para a retomada da construção da creche do Jardim Imperial. Comentou sobre a ausência de produtores na chamada pública da agricultura familiar, que aconteceu no dia 17 de agosto.

Vereador Emerson Machado (MDB) disse que há cerca de um mês cobrou o secretário municipal de saúde sobre a compra de medicamentos, mas o gestor informou que havia o risco de problemas sérios para o município devido ao alto preço dos medicamentos. Parabenizou o secretário pelo cuidado. Comentou que chegou ao entendimento com o prefeito e o gestor decidiu suspender o toque de recolher. Destacou a importância da decisão por permitir ao comércio noturno retomar a rotina de trabalho, mas alertou para a importância de manter as medidas de prevenção. Defendeu o retorno das competições esportivas e das aulas nas escolas particulares, com as devidas precauções. Também defendeu música ao vivo comentando que muitos artistas estariam com dificuldade financeira por não poder trabalharem.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!