Síntese da Sessão Ordinária do dia 1º de setembro de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa - Arquivo

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (25) a vigésima sétima Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) cobrou do secretário de infraestrutura a programação dos trabalhos a serem realizados nos próximos meses. Repudiou a empresa Águas Alta Floresta por suspender o fornecimento de água em alguns setores da cidade, por não ter comparecido na reunião virtual que a própria empresa teria agendado faltando com o respeito com a Câmara Municipal. Pediu para o executivo rever o contrato de concessão.

Vereador José Aparecido dos Santos (MDB) comentou sobre a recuperação da sua esposa após ter contraído o novo coronavírus para relatar a falta de medicamentos do kit covid na unidade referência, relatando que gastou mais de R$ 700,00 na farmácia para comprar a medicação. Encerrou o pronunciamento relatando que foi informado pelo prefeito sobre a disponibilidade da medicação na unidade a partir de terça-feira.

Vereador Valdecir José dos Santos (MDB) criticou a Águas Alta Floresta pela falta de responsabilidade com a população que paga suas contas em dia. Citou exemplo de pessoas, no final de semana, que tiveram que buscar água na casa de vizinho, apesar de estar com a conta em dia. Cobrou investimentos por parte da empresa para evitar o racionamento. Cobrou uma punição severa contra a empresa por parte do Ministério Público Estadual (MPE). Comunicou que o secretário de infraestrutura estaria preparando o cronograma das ações. Cobrou solução para o problema da aplicação da Lei de Regularização Urbana (REURB). Destacou a preparação da base para aplicação do anti-pó nas ruas LN-5 e LN-6.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) destacou o andamento da licitação para pavimentação no bairro Jardim Primavera. Comentou sobre o asfalto do bairro Boa Nova citando que o projeto está aprovado, o convênio assinado inclusive com o pagamento da primeira parcela, mas o projeto precisa ser totalmente aprovado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra/MT). Disse que esta semana saíra o parecer final para publicação do edital da licitação. Destacou a realização da 25ª Prifest pelo Rotary Club em prol do banco de cadeira de rodas. Pediu para o secretário de saúde não fazer terrorismo com relação a liberação do toque de recolher e cobrou uma campanha para esclarecer ao comércio sobre o que pode o que não pode.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) criticou a empresa Águas Alta Floresta pelo desrespeito com a população citando que desde 2013 também cobra soluções e destacou a audiência pública realizada naquela época, com a população e o diretor da empresa, mas nada mudou. Cobrou a disponibilidade de medicamentos do kit covid na unidade referência. E cobrou a realização da licitação para compra de medicamentos para atender as demais unidades de saúde. Disse estar preocupada com a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER) citando a demora na realização da licitação para a compra de equipamentos.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) também comentou sobre a empresa Água Alta Floresta citando que a empresa está aplicando muitos produtos para deixar a água em qualidade de consumo e isso estaria provocando irritação no estômago e causando mal-estar, náuseas, vomito, em várias pessoas. Solicitou da prefeitura uma pesquisa sobre a qualidade da água para medir o nível de cada produto utilizado pela empresa para purificação da água. Relatou ter recebido reclamações de moradores do bairro Jardim Araras em relação a construção de dois quebra-molas muito altos. Destacou a verticalização urbana do município ao parabenizar a construção do Condomínio Alta Vile.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) informou que Secretaria de Estado de Cultura irá esclarecer aos municípios como será o repasse dos recursos para incentivo aos artistas. Informou que a Associação de Catadores de Papel Reciclado foi teve suspensa a autorização para entrar no aterro sanitário para recolher o material reciclado devido ao incêndio ocorrido no local final de semana. Sobre a Águas Alta Floresta, Mequiel criticou a prefeitura por não agir para fazer com que o contrato de concessão seja cumprido ressaltando a importância de ser feita uma revisão. Citou a reunião ocorrida em 16 de setembro de 2019, com o MPE e representante da empresa, os vereadores que resultado numa série de acordos que não teriam sido cumpridos. Informou que uma nova reunião acontecerá no dia 15 de setembro e faz parte da ação movida pelo MPE.

Vereador Emerson Machado (MDB) comentou sobre a aprovação pela Câmara Municipal da flexibilização de novas atividades principalmente o fim do toque de recolher, mas alertou o comércio para manter os cuidados com as medidas preventivas e restritivas, destacando que a fiscalização continuará sendo feita pelos órgãos responsáveis. Citou a emenda 007/2020 que apresentou permitindo o retorno de música ao vivo, futebol amador, recreativo e de lazer, e a permanência de membros da mesma família, que moram na mesma residência, na mesma mesa. Recomendou para a população manter o distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, evitar aglomeração em lotéricas, bancos e supermercados. Agradeceu ao prefeito e ao secretário de infraestrutura por atender um pedido seu e programar a aplicação do anti-pó em todas as ruas do bairro Santa Maria.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!