Síntese da Sessão Ordinária do dia 17 de março de 2020

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (17.03) a sétima Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) solicitou da Mesa Diretora da Casa de Leis que marque uma reunião administrativa e convoque os representantes da empresa Águas Alta Floresta. Cobrou do Executivo Municipal o levantamento das doações principalmente de terrenos feitas para as associações de bairros e denunciou o caso do Bairro Bom Jesus citando o abandono do terreno doado para a construção da sede da associação de moradores. Destacou as multas aplicadas aos proprietários de terrenos baldios por não estarem fazendo a limpeza dos mesmos, mas cobrou que o Executivo notifique os proprietários antes de aplicar as sanções previstas em lei. Sugeriu que também sejam notificados os proprietários de térreos nas Avenidas Ariosto e Ludovico da Riva para que façam o calçamento na frente de seus estabelecimentos comerciais. Solicitou da Prefeitura um trabalho in loco para notificar as pessoas interessadas a fazerem a escritura de seus imóveis de acordo com o Projeto da REURB.

Vereador Dida Pires (PDT) cobrou esclarecimentos da secretaria de saúde citando que o ofício enviado pelo gestor da pasta não respondeu aos seus questionamentos. Disse que irá encaminhar a denúncia ao MPE. Cobrou ação do Executivo, como a contratação imediata de maquinários para resolver os problemas da malha viária do município.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) comentou sobre o mês da mulher citando os casos de feminicídios ocorridos em municípios de Mato Grosso, principalmente os dois casos ocorridos em Alta Floresta, e cobrou ações do poder público principalmente de informações e orientação para as mulheres, citando a necessidade de uma casa de acolhimento e também a delegacia da mulher. Cobrou condição para o conselho da mulher atuar de forma qualificada para atender as mulheres em situação de violência, citando a necessidade de disponibilizar um canal de atendimento exclusivo.

Vereador Cidão Boa Nova (MDB) agradeceu secretário de Infraestrutura por atender um pedido seu para recuperar um ponto de atoleiro na Comunidade Sol Nascente no sábado, citando que o trecho crítico estava impedindo a passagem de caminhões. Pediu ao executivo que contrate caminhões em caráter emergencial para recuperar os bairros sem pavimentação e citou as dificuldades que todos os municípios estão enfrentando por conta do período chuvoso.

Vereador Dr. Charles (PSD) comentou sobre os casos de feminicídios ocorridos em Alta Floresta, no Mato Grosso e no Brasil e se mostrou indignado com os crimes contra as mulheres, principalmente com o sentimento de posse praticado pelos criminosos. Disse que se reuniu com o prefeito pela manhã e solicitou do gestor que adotasse medidas de controle preventivo contra o coronavírus monitorando principalmente as chegadas no aeroporto e na rodoviária, principalmente porque Alta Floresta recebe turista do mundo todo e de todas as partes do Brasil, e destacou a falta de estrutura do município para atender um surto de pandemia da doença.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) citou nova indicação para implantação da delegacia especializada da mulher, lembrando que Alta Floreta esteve próxima de receber a unidade, mas com a mudança e governo o processo foi paralisado. Citou os casos dos assassinatos de duas mulheres em Alta Floresta e lamentou o ocorrido, mas destacou a necessidade de ações de orientação e atendimento para as mulheres vítimas de violência. Por fim, cobrou planejamento da gestão municipal em algumas pastas.

Vereador Mendonça (PSC) destacou o crescimento do setor produtivo no município com a expansão do plantio de grãos, principalmente soja, citando que percorreu a zona rural na última semana e se deparou com várias carretas carregadas. Disse que está acompanhando de perto a Secretaria de Infraestrutura e mencionou as dificuldades da pasta por não contar com maquinário suficiente para atender a demanda. Destacou as obras realizadas na cidade e na zona rural, como a construção das pontes de concreto e aduelas.

Vereador Tuti (PSDB) destacou a chegada da PC Hidráulica adquirida com emenda destinada pelo deputado Neri Geller em parceria com o deputado Nininho. Citou vários pontos críticos e pontes e bueiros danificados na zona rural do município por conta do período chuvoso. Comentou que a ponte do Céu Azul foi recuperada e o tráfego liberado no local, restando apenas concluir o aterro. Lembrou que a última atualização tributária do município foi feita na gestão do ex-prefeito Vicente da Riva, há quase 24 anos, e disse que faltou planejamento de todas as gestões ao considerar falha gravíssima a falta de atualização da planta genérica do município.

Vereador Lau (PSD) falou sobre a prioridade para a contratação de três caminhões para atender a Secretaria de Infraestrutura e disse que o prefeito pediu celeridade na compra de quatro caminhões para a mesma pasta, como forma de reforçar a equipe e melhorar as condições de trabalho e recuperação das estradas. Destacou a construção de bueiros e pontes de concreto pela atual gestão e disse que a próxima administração deverá dar continuidade nestas obras para resolver o problema de ponte e bueiro do município. Citou a construção de pontes na Comunidade Todos os Santos, na Comunidade Céu Azul, na Estrada Andradina, de um bueiro na Vila Rural, no Assentamento Jacamim e na Comunidade Ourolando, além da construção de uma galeria pré-moldada na Comunidade Rio Verde.

Vereador Marcos Menin (DEM) destacou os recursos destinados pelos deputados Juarez Costa (MDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM) para pavimentação e aquisição de patrulhas mecanizadas, respectivamente. Citou a presença do deputado Dilmar na região por estar preocupado com as questões e demandas dos municípios e defendeu a união em prol do progresso de Alta Floresta.

Vereadora Cida Sicuto (PSDB), líder do Executivo na Casa de Leis, comentou sobre a homenagem da OAB de Alta Floresta para 17 mulheres no mês da mulher, ocorrida na semana passada, lamentou os casos de feminicídios corridos no município e defendeu a implantação da delegacia especializada da mulher cobrando que a Câmara abrace a causa. Citou que a OAB tem uma cadeira no Conselho Municipal da Mulher. Demonstrou preocupação com os casos de violência contra a mulher. Disse que o prefeito sinalizou positivo para a contratação de três caminhões em caráter emergencial a para a compra de mais quatro caminhões, destacou a chegada da PC Hidráulica e citou que o problema de estradas não é só em Alta Floresta, mas na região.

Vereador Emerson Machado (MDB), presidente do Poder Legislativo, disse que a preocupação dos vereadores é que após o período chuvoso a prefeitura esteja preparada para recuperar todos os bairros com patrolamento e cascalhamento, mas ressaltou que acredita que no período da seca o problema da malha viária será resolvido. Defendeu unidade dos vereadores principalmente em buscar recursos para o município junto os deputados.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!