Síntese da Sessão Ordinária do dia 10 de março de 2020

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (10.03) a sexta Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) destacou a importância da Conferência Municipal de Políticas da Mulher que acontecerá no mês de abril. Cobrou o envio do balancete anual de 2019 do executivo municipal e também do balancete de janeiro deste ano, para a Câmara Municipal. Cobrou a implantação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Regional, e recordou a promessa feita pelo secretário de Estado de Saúde em 2019 de implantar as unidades em novembro do ano passado, mas que, no entanto, ainda não aconteceu. Cobrou também do Estado a contratação da equipe intensivista para o Hospital Regional. Defendeu a autonomia financeira da Unemat cortada pelo Governo do Estado. Disse que está acompanhando o andamento das emendas enviadas para o município. Comentou que a obra da Creche do Jardim Imperial continua paralisada e com problemas de repasse dos recursos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e disse que continua acompanhando as deliberações sobre o Plano Diretor do município e está aguardando nova decisão em relação a ação civil púbica proposta pelo Ministério Público Estadual. Cobrou da Secretaria de Infraestrutura melhorias nas estradas e nos bairros.

Vereador Dr. Charles (PSD) parabenizou a equipe do posto de saúde do centro, que atende à noite citando que foi bem atendido, quando procurou a unidade para fazer um curativo na mão. Voltou a cobrar a Secretaria de Infraestrutura para desentupir as bocas de lobos alertando que a sujeira está provocando pontos de alagamento em alguns locais do centro da cidade. Cobrou da prefeitura uma ação de controle e uso da antiga escola localizada no Bairro Vila Nova, citando que o local virou ponto de prostituição, uso de entorpecentes e violência. Cobrou a limpeza do local e sugeriu que o prédio seja aproveitado para ações e projetos sociais. Parabenizou o prefeito pelas medidas adotadas em relação as dificuldades das estradas. Disse que procurou o prefeito para saber sobre a situação do posto de saúde da Comunidade Nova Aliança e informou que há possibilidade de os moradores serem atendidos no posto da Comunidade Mundo Novo até que a prefeitura resolva a falta de profissional para atender naquela comunidade.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) homenageou todas as servidoras públicas, com destaque para as servidoras da secretaria de saúde, pela passagem do dia da mulher. Cobrou o pagamento do salário dos servidores da saúde. Disse que visitou cinco unidades de saúde na segunda-feira e conversou com usuários do serviço público de saúde e com os servidores, e identificou a falta de medicamentos. Disse que esteve no departamento de contabilidade e finanças da prefeitura para cobrar explicações sobre o atraso nos pagamentos dos servidores da saúde. Criticou o número de vagas incluídas para o concurso público citando que existem cerca de 800 servidores contratados.

Vereador Mendonça (PSC) explicou que o pagamento do salário dos funcionários da saúde sempre é feito do dia 1º ao dia 10 de cada mês. Comentou sobre a falta de medicamento nas unidades de saúde ressaltando que até na rede privada faltam alguns medicamentos. Lembrou que no poder público há muita burocracia. Disse que conversou com o secretário de infraestrutura, Eloi Luiz de Almeida, sobre os serviços realizados na zona rural citando que a secretaria havia feito o serviço num dia e no outro a chuva danificou, obrigando a equipe a permanecer no local para fazer novos reparos. Lembrou que apesar do esforço o secretário de Infraestrutura não conta com equipamentos suficientes para atender a demanda.

Vereador Tuti (PSDB) comentou sobre a situação do posto de saúde da Comunidade Nova Aliança citando que a prefeitura não irá fechar a unidade, mas ainda não encontrou profissional de enfermagem para substituir a profissional que pediu transferida para a cidade. Disse que estão conversando com o secretário de saúde para centralizar o atendimento no posto de saúde da Comunidade Mundo Novo, na Vicinal Terceira Leste, mas informou que haverá reunião na próxima semana com os moradores. Anunciou que a PC Escavadeira destinada pelo deputado federal Neri Geller chegará em Alta Floresta até quinta-feira, e citou ser um pedido seu e do deputado Nininho.

Vereador Demilson Brilho Joias disse estar preocupado com o alto índice de roubos e furtos no município, e por conta disso irá procurar o comandante da PM para pedir uma ação intensa no combate a criminalidades.

Vereador Marcos Menin (DEM) informou que nesta quarta-feira estará em Cuiabá, juntamente com o deputado Dilmar Dal Bosco para uma audiência com o governador Mauro Mendes para cobra a liberação das emendas destinadas para Alta Floresta, principalmente os R$ 4 milhões para o bairro Boa Nova. Disse também que via aproveitar para participar da convenção do DEM que irá oficializar Júlio Campos como candidato ao Senado. Informou também que esteve na Pista do Cabeça no dia 5, quinta-feira, acompanhando os trabalhos e viu que as chuvas estão castigando as estradas. Pediu para os moradores acompanhar os trabalhos por conhecerem onde estão os problemas.

Vereadora Cida Sicuto (PSDB) garantiu que o posto de saúde da Comunidade Nova Aliança não será fechado e disse que há possibilidade de a população ser atendida no posto de saúde da Comunidade Mundo Novo. Informou que há um cronograma especial de atendimento para as mulheres nas unidades de saúde da cidade em alusão ao mês da mulher. Agradeceu ao CEFAPRO pela homenagem por sempre estar presente. Sobre o Plano Diretor explicou que o projeto de lei foi devolvido pela comissão permanente para a presidência e ainda não houve decisão em relação a retirada de tramitação por parte da prefeitura, apenas uma liminar da justiça determinando que não fosse votado pela câmara. Informou que o município fez a defesa e aguarda decisão da justiça.

Vereador Emerson Machado (MDB) destacou o potencial e o crescimento de Alta Floresta ao pedir para os vereadores evitar falar mal da cidade por questões políticas e alertou que isso pode afastar os investidores. Disse que os maquinários que a prefeitura possui na secretaria de infraestrutura não são suficientes para atender a demanda, citando que seriam necessárias cinco frentes de trabalho para dar conta do recado. Cobrou do secretário de infraestrutura prioridade nas ações de melhorias nos bairros informando que após o período de chuva será intensificado os serviços principalmente de limpeza da cidade.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!