Síntese da Sessão Ordinária do dia 09 de junho de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (9) a décima nona Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) destacou a ações do IFMT e da Unemat visando contribuir para o combate da pandemia do novo coronavírus. Sugeriu a criação de uma câmara de acompanhamento das ações de combate e controle da pandemia. Comentou sobre o leilão que a prefeitura realizará no dia 12 e sugeriu às pessoas interessadas a acessarem o site da prefeitura para terem acesso ao edital. Cobrou a liberação do auxílio emergencial para os professores da rede estadual, citando que o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa ainda não foi sancionado pelo Governo do Estado. Disse que o Conselho Municipal de Educação está aplicação de um questionário para avaliar a efetividade das atividades à distância aplicadas pela secretaria de educação. Solicitou que os vereadores acompanhem as ações sobre a merenda escolar, alertando para a reclamação dos diretores das escolas sobre a falta de informação sobre as famílias atendidas. Destacou a necessidade de fiscalização sobre o recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal para os municípios, principalmente na saúde e assistência social, para ações de combate a pandemia.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) informou sua saída do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e do Conselho de Segurança por questões eleitorais. Disse que continuará atendendo nos postos de saúde dos bairros Jardim Araras e Jardim Primavera até o final desse mês, quando deverá se afastar também por questões eleitorais. Solicitou da secretaria de infraestrutura a molhagem das ruas sem asfalto como forma de combater a poeira e amenizar os problemas respiratórios da população principalmente em idosos e crianças. Recomendou para a população adotar cuidados para melhorar a umidificação do ambiente, como tolha e lençol molhados e balde com água. Cobrou da população que façam a limpeza dos quintais para combater a proliferação da dengue.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) citou que a licitação para contratação de caminhões pipas para molhagem das ruas vai acontecer dia 15, comprando com a demora para a realização da licitação para compra de medicamentos. Comentou sobre a indicação que fez para aquisição de equipamentos para a Unidade Descentralizada em Reabilitação (UDR). Informou que Alta Floresta já recebeu a primeira parcela do incentivo governo para ações contra a pandemia e citou com preocupação a destinação de diferentes valores para áreas importantes como saúde e assistência social. Defendeu a formação de uma comissão com vereadores e entidades para acompanhar a aplicação dos recursos. Disse que pediu ao coordenador de cultura fazer o cadastro dos músicos e artistas e enviar para a Secretaria Estadual de Cultura, que havia se comprometido em estudar uma alternativa para auxiliar a classe nesta pandemia. Cobrou o pagamento da insalubridade para os funcionários da saúde.

Vereador Demilson Nunes Siqueira (MDB) comunicou o afastamento do Conselho de Segurança e do Conselho de Desenvolvimento Rural. Comentou sobre a visita que fez em vários bairros para verificar a situação principalmente das ruas e comentou sobre a realização da licitação para contratar caminhões para molhagem das ruas, que acontecerá dia 15 e parabenizou a polícia militar e a polícia civil pelo trabalho realizado em Alta Floresta no combate à criminalidade destacando a apreensão de uma grande quantidade de drogas.

Vereador José Aparecido dos Santos (MDB) comentou com tristeza o anúncio feito pelo secretário de saúde sobre não haver em Alta Floresta leitos de UTI para atender pacientes com a Covid-19. Disse que no comércio todos se cuidam usando máscara, apesar de serem penalizados, mas relatou com preocupação a falta de cuidado das pessoas nos finais de semana, citando que recentemente mais de 500 pessoas estiveram no Porto de Areia sem os devidos cuidados e alertou para o risco de contágio da doença e da transmissão para os familiares. Destacou o trabalho da polícia apesar de pouco efetivo. Comentou sobre a molhagem das ruas sem asfalto citando que desde janeiro tem feito cobranças para que a prefeitura fizesse a licitação para contratar caminhões pipas.

Vereador Silvino Carlos Pires Pereira (Dida - PDT) cobrou a manutenção e recuperação da rede de iluminação pública da cidade e prioridade na recuperação dos pontos críticos citando a necessidade de recuperação do setor Leste. Sugeriu a criação de uma comissão envolvendo a sociedade, clubes de serviço, OAB, MPE, para acompanhar a aplicação dos recursos públicos do auxílio do governo federal.

Vereador Valdecir José dos Santos (Mendonça - MDB) disse que a burocracia interna da prefeitura atrasou o processo de contratação dos caminhões pipas e cobrou do departamento de licitação atenção com as prioridades. Sugeriu a criação de uma comissão para fazer o levantamento das obras realizadas pelo prefeito Asiel Bezerra e cobrou mais investimento em maquinário para a secretaria de infraestrutura.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!