Síntese da Sessão Ordinária do dia 04 de agosto de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (4) a vigésima terceira Sessão Ordinária do ano, a primeira após o recesso legislativo de julho. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Reinaldo de Souza (MDB) destacou a inauguração ocorrida no dia 31 de julho de uma galeria pré-moldada de aduela e outros três bueiros tubulares construídos na Comunidade Rio Verde e parabéns o prefeito e o secretário de infraestrutura e sua equipe pelas obras. Citou o problema de uma ponte de madeira localizada na vicinal Quarta Leste e ressaltou a importância de ser recuperada o mais breve possível. Encerrando seu pronunciamento, alertou a população para ter mais cuidado contra a pandemia do novo coronavírus lembrando que o vírus já matou muita gente.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) deu uma notícia boa para os moradores do bairro Boa Nova ao informar que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística comunicou que falta apenas a documentação por parte da prefeitura para a celebração do convênio que vai garantir a pavimentação no bairro. Comemorou citando o recurso de R$ 5,5 milhões destinado pelo deputado federal Juarez Costa. Informou também que o processo licitatório para a pavimentação no bairro Jardim Primavera está sendo analisado pelo departamento jurídico da prefeitura para a realização do certame. Agradeceu ao deputado Juarez por destinar as emendas.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) disse que passou o mês de julho trabalhando, acompanhando, fiscalizando os recursos que o município tem recebido, inclusive para o combate da pandemia da Covid-19. Disse que encontra dificuldade para fiscalizar por falta de documentos. Disse que esteve na Farmácia Básica juntamente com o vereador Dida Pires e as funcionárias mostraram a dificuldade que enfrentam para a aquisição de medicamentos, principalmente os controlados. Informou que está acompanhado o problema da feira livre citando que o recurso na ordem de R$ 333 mil destinado pelo deputado Nelson Barbudo foi usado pela prefeitura para comprar outros itens ao invés de ser investido na própria feira. Disse que cobrou a administração e recebeu a resposta de que o recurso estará disponível na conta até dia 14 deste mês.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) disse que o direto do IFMT informou que 33% dos exames realizados pelo laboratório de biologia molecular do Campus de Alta Floresta dão positivo. Aproveitou para alertar para a gravidade da pandemia. Defendeu o laboratório do IFMT citando ser uma extensão do Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT), citando que os exames são verdadeiros e confiáveis. Cobrou consciência da população para o uso dos meios de proteção e cobrou investimento nos servidores que estão na linha de frente, com a disponibilidade de equipamento de proteção individual, destacando que a “coisa mínima não está acontecendo”.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) ressaltou os esforços dos professores para atender os alunos com atividades online. Reforçou a cobrança da aplicação dos recursos do PNAE. Cobrou a aplicação da Lei 1.4017/2020, que assegura recursos de mais de R$ 300 mil para apoio aos artistas do município. Reforçou a cobrança para a realização da chamada pública da agricultura familiar prevista para acontecer dia 17 de agosto. Citou os trabalhos da Comissão de Assuntos Relevantes durante o recesso e cobrou celeridade na disponibilização de informações pela prefeitura nos portais criados na internet. Indicou a convocação do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, inclusive com a participação do prefeito Asiel mesmo que seja de forma virtual, para discutir sobre a liberação de recursos para o combate à pandemia.

Vereador Emerson Machado (MDB) comentou sobre os R$ 300 mil destinados pelo deputado Nelson Barbudo para a Feira Livre citando que no dia 28 de junho enviou ofício para o executivo cobrando informações sobre o recurso e disse que irá se reunir com os feirantes para passar as informações, e defendeu a aplicação dos recursos na feira livre. Pediu para a população valorizar os feirantes, os produtos da região. Parabenizou o pronunciamento do vereador Charles em defesa dos servidores públicos, destacou a inauguração da galeria pré-moldada de aduelas na Comunidade Rio Verde e enalteceu as obras da gestão do prefeito Asiel tanto na cidade como na rural. Parabenizou o vereador Mendonça por conseguir a aplicação do antipó em ruas sem asfalto no Bairro Cidade Bela, citando que foram compradas 30 toneladas para esta etapa e vai chegar mais 90 toneladas do produto para uma nova etapa da obra que vai contemplar várias ruas sem pavimentação em diferentes setores. Parabenizou o trabalho dos vereadores Marcos Menin e Cidão Boa Nova que resultou na conquista de R$ 5,5 milhões para obras de pavimentação asfáltica para o bairro Boa Nova. Destacou o asfalto que está sendo construído nos bairros Jardim Guaraná e Boa Esperança, com calçada, agradecendo ao deputado federal Carlos Bezerra por atender um pedido seu e destinar R$ 2 milhões para a obra.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado.