Reurb é aprovada pela Câmara Municipal de Alta Floresta

Projeto de Lei recebeu emenda apresentada pelo vereador Dida Pires (Cidadania). Redação final foi aprovada na Sessão Ordinária do dia 149 de novembro.
Reurb é aprovada pela Câmara Municipal de Alta Floresta

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou na Sessão Ordinária do dia 19 de novembro a redação final do Projeto de Lei nº 1.994/2019 que dispõe sobre a Regularização Fundiária Urbana do município. A proposta do Executivo recebeu apenas uma emenda apresentada pelo vereador Dida Pires (Cidadania), relator da Comissão de Obras, Viação e Urbanismo, que alterou dispositivos dos artigos sétimo e oitavo. As duas propostas foram aprovadas na Sessão Ordinária do dia 12 de novembro, com a abstenção do vereado Mequiel Zacarias Ferreira (PT).

A proposta do Executivo Municipal possibilitará a regularização de conjuntos e loteamentos erguidos em sua maioria a partir dos anos 80 em terrenos com irregularidades de várias naturezas, tais como áreas sem registro em cartório ou aquelas mistas, ou seja, parte área pública e parte área particular, áreas em processo de desapropriação apenas com imissão na posse, antigos leitos de rio, entre outras irregularidades, ocasionando grande dificuldade para o equacionamento da base fundiária e, por consequência, para a aprovação dos projetos previamente à sua implantação.

De acordo com o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, havendo a regularização fundiária, os terrenos e os empreendimentos terão seus registros individuais em cartório. Assim, os lotes e as unidades habitacionais poderão ter a propriedade transferida aos moradores que já terminaram de pagar ou comercializadas aos demais, proporcionando condições para que eles se tornem proprietários em futuro próximo.

A lei também prevê, conforme especificado pelo projeto de lei, que a destinação dos valores pagos pelos beneficiários dos programas habitacionais dará suporte financeiro ao Tesouro Municipal, podendo financiar a execução de novos programas e projetos habitacionais de interesse social.

O projeto de lei foi elaborado levando em consideração a Lei federal que implantou a Regularização Fundiária, bem como que estabeleceu os limites e procedimentos de venda de imóveis da União, adaptando-se os dispositivos à realidade do município de Alta Floresta. A minuta do projeto foi encaminhada para a Comissão de Regularização Fundiária da Comarca de Alta Floresta, que não fez apontamentos de desabono do mesmo.

O projeto de lei cumpriu todos os prazos de tramitação nas comissões sendo analisado pelos vereadores antes de ir para deliberação do soberano plenário. O projeto foi encaminhado para sansão do Executivo Municipal.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!