Câmara limpa a pauta e encerra o período legislativo de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta limpou a pauta e encerrou o período legislativo de 2020 na semana passada. Foram três sessões extraordinárias e uma sessão ordinária para deliberar as matérias em tramitação na Casa de Leis, inclusive o orçamento de 2021.

Na última sessão ordinária do ano realizada no dia 15 de dezembro foram deliberadas oito matérias, sendo três de autoria do Poder Executivo e as demais de autoria do Poder Legislativo. O Projeto de Lei nº 2.069/2020, que estabelece alíquota para os servidores municipais foi rejeitado por maioria de votos. Já o Projeto de Lei 2.075/2020, que insere o Lote Rural 93/2 como perímetro urbano descontínuo, foi aprovado com a abstenção do vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT).

O Projeto de Lei 2.078, que dispõe sobre a exclusão do limite de plantões que podem ser prestados por profissionais do quadro geral ou empregados públicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), também foi aprovado por maioria de votos.

O Projeto de Lei 019/2020, de autoria do vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT), que determina a publicação eletrônica da lista de espera para vagas nas creches e escolas da educação infantil, foi aprovado por unanimidade.

Mesma votação teve o Projeto de Lei 020/2020, de autoria dos vereadores Mequiel Zacarias Ferreira (PT) e Elisa Gomes Machado (PDT), que dispõe sobre a divulgação, na página oficial, na internet, da Prefeitura de Alta Floresta, da lista dos profissionais de saúde que trabalham no sistema de saúde do município.

Os Projetos de Lei 024/2020 e 025/2020 também foram aprovados. O primeiro é de autoria do vereador Marcos Menin (MDB) deu nova denominação à Rua 1º de Maio (T-4), passando a denominar-se Rua Comunicador Cícero Tavares. Já o segundo PL, apresentado pelo vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT), inclui na malha viária municipal e denomina as estradas do assentamento Nossa Senhor Aparecida (Vil Rural II). Mequiel também apresentou o PL nº 026/2020 que altera dispositivos da Lei 1.480/2006 definindo, assim, a localização geográfica da Vila Rural I Júlio Firmino. Esta matéria também foi aprovada.

Nas três sessões extraordinárias realizadas nos dias 15 e 18 de dezembro, os vereadores deliberaram sobre o orçamento para o exercício financeiro de 2021 e outras sete matérias.

Na Sessão Extraordinária do dia 15 foram deliberados os Projetos de Lei 2.079/2020 que dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 5 milhões por excesso de arrecadação, e os PL 017/2020, 027/2020, 028/2020 e 029/2020.

O PL 017/2020 concede Título de Cidadão Honorário Alta-florestense ao senhor Milton Valentim da Silva e foi apresentado pelo vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB). O PL 027/2020, do vereador Demilson Nunes Siqueira (PSDB), denomina “Rua Darci Nunes Siqueira” a Rua NW-E, situada no Bairro Jardim Guaraná. O PL 028/2020, de autoria do vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB), reconhece e inclui na malha viária municipal a estrada Vila de Pedra localizada na Comunidade Novo Horizonte. O PL 029/2020 reduziu o valor da verba indenizatória para o valor inferior ao do subsídio dos vereadores.

O Projeto de Lei nº 2.070/2020, que dispõe sobre Lei Orçamentária Anual (LOA) que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano, foi aprovado no dia 18 (sexta-feira) na 29ª Sessão Extraordinária, em segundo turno de votação.

O orçamento geral do município de Alta Floresta para o primeiro ano da próxima gestão estima a receita bruta em R$ 169.352.120,00 (cento e sessenta e nove milhões trezentos e cinquenta e dois mil cento e vinte reais), sendo destinado para a Administração Direta o total de R$ 139.872.120,00 (cento e trinta e nove milhões oitocentos e setenta e dois mil e cento e vinte reais), e para a Administração Indireta o montante de R$ 29.480.000,00 (vinte e nove milhões quatrocentos e oitenta mil reais). A receita será realizada mediante a arrecadação de tributos, transferências e outras fontes de recursos.

No mesmo dia aconteceu a 30ª Sessão Ordinária para deliberação do Projeto de Lei 018/2020, apresentado pelo vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB), que concedendo Título de Cidadão Honorário Alta-florestense ao senhor Roberto Cardoso de Oliveira, e para a primeira discussão da Proposta de Emenda à Lei Orgânica 002/2020. A proposta foi assinada por todos os vereadores e trata sobre os períodos legislativos ordinários (períodos de atividade normal da Câmara), que pela proposta passam a ficar estabelecidos da seguinte forma: de primeiro de fevereiro a quinze de julho e de primeiro de agosto a dezoito de dezembro, ficando em recesso nos demais períodos. A segunda discussão desta matéria e de outras proposituras, que por ventura sejam apresentadas para tramitação neste período na Câmara Municipal, acontecerá na sessão extraordinária do dia 30 de dezembro.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!