Câmara cria Comissão de Assuntos Relevantes para fiscalizar o recebimento de recursos da Covid-19

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou na Sessão Ordinária do dia 16, terça-feira, o Projeto de Resolução nº 002/2020, que instituiu a Comissão De Assuntos Relevantes, com a finalidade de fiscalizar o recebimento e aplicação de todos os recursos relativos ao combate à Covid-19 no município de Alta Floresta. O projeto é de autoria dos vereadores Elisa Gomes Machado, Mequiel Zacarias Ferreira e Silvino Carlos Pires Pereira.

Conforme a resolução, a Comissão será constituída por até 5 membros, na forma do Regimento Interno, e está autorizada a convidar entidades e entes da administração para compor de maneira assistencial e técnica os trabalhos. A Comissão atuará enquanto perdurar a pandemia.

A criação da Comissão de Assuntos Relevantes leva em consideração o reconhecimento da pandemia no Brasil, a situação de calamidade pública no Estado de Mato Grosso e a situação de emergência municipal, reconhecidas por portarias e decretos, respectivamente.

Outro ponto destacado na resolução para criação da comissão é a Medida Provisória nº 961, de 6 de maio de 2020, que autoriza pagamentos antecipados nas licitações e nos contratos, adequa os limites de dispensa de licitação e amplia o uso do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

“Nesse sentido, considerando a diferença dos fluxos, bem como, o recebimento de recursos extraordinários e de fontes incomuns e diferentes, faz-se necessário o acompanhamento mais próximo, efetivo e até específico dos mesmos e da forma com que estão sendo aplicados, garantindo, além da transparência, o eficaz uso dos mesmos em nosso município, tendo em vista, a finalidade primeira destes, quanto a segurança, assistência social e saúde da população e a manutenção geral da estrutura social em período de pandemia, cujas atividades gerais tiveram modificação em seu funcionamento”, destacam os autores na justificativa da Resolução.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!