Câmara aprova três projetos de lei de autoria do vereador Mequiel

por Lindomar Leal publicado 22/05/2020 10h47, última modificação 22/05/2020 10h47
Câmara aprova três projetos de lei de autoria do vereador Mequiel

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara aprovou na Sessão Ordinária do dia 20 de maio, quarta-feira, três projetos de lei de autoria do vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT).  

O Projeto de Lei nº 004/2020 institui o Dia Municipal dos Observadores de Aves no município de Alta Floresta. A data passa a fazer parte do calendário de datas e eventos do município e será comemorada anualmente no dia 28 de abril. A lei também inclui no calendário de atividades o Dia das Aves, comemorado no dia 05 de outubro.

Conforme o Projeto de Lei, a intenção é de despertar o município para um grande nicho a ser explorado e desenvolvido, principalmente porque Alta Floresta tem vocação turística, e a observação de aves é uma atividade em ascensão que precisa ser valorizada e levada à sério, sobretudo, porque o município possui uma das maiores avifauna do Brasil, sendo destino certo de pessoas de todo o mundo que tem intenção de praticar essa atividade. Atualmente Alta Floresta conta com mais de 600 espécies de aves reconhecidas.

O Projeto de Lei nº 005/2020 institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar a ser realizada anualmente na semana correspondente ao dia 25 de julho, quando é comemorado o “Dia Internacional da Agricultura Familiar”.

A nova lei tem como objetivo: apoiar e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Alta Floresta, bem como suas formas associativas e/ou cooperativas de produção, gestão e comercialização; promover políticas públicas e ações de apoio visando o fortalecimento e expansão da agricultura familiar no município; aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos produtores, destacando a importância desta atividade na economia local; incentivar o aperfeiçoamento das técnicas de produção ao agricultor familiar, por meio de cursos, palestras e programas de capacitação; apresentar e divulgar os produtos originados da agricultura familiar no âmbito municipal; criar espaços de debate para os agricultores em questões locais relacionadas com a agricultura familiar e o seu desenvolvimento.

O Projeto de Lei nº 006/2020 institui no calendário oficial de do município de Alta Floresta a Campanha de Conscientização Fevereiro Roxo, como campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar, conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de Alzheimer, fibromialgia e lúpus. A campanha acontecerá com mais intensidade no mês de fevereiro e terá como símbolo o laço roxo.

Além do mês de fevereiro, são datas de interesse da Campanha Fevereiro Roxo o dia 10 de maio (Dia Mundial de conscientização do Lúpus), 12 de maio (Dia Mundial de conscientização da Fibromialgia) e 21 de setembro (Dia Mundial de conscientização do Alzheimer).

A proposta também prevê que todas as instituições de ensino do município, independente do público atendido, insiram a temática do Fevereiro Roxo em seu plano de trabalho, bem como, realizem as discussões referentes ao mesmo com sua comunidade escolar.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!