Câmara aprova Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Combate a Hanseníase

A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (23) o Projeto de Lei nº 010/2020, de autoria da vereadora Elisa Gomes Machado (PDT), que institui a última semana do mês de janeiro como a Semana Municipal de Combate a Hanseníase. A data será comemorada sempre no dia 31 do mesmo mês.

A Semana Municipal de Combate à Hanseníase fará parte do calendário oficial de eventos do município, sendo que a organização e realização dos eventos caberá ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Tratamento a Hanseníase, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal de Vereadores, entidades, sociedade civil.

A lei também permite que sejam realizadas atividades oficiais em parceria com organizações governamentais e não governamentais, mediante a realização de ações voltadas à conscientização e prevenção à ocorrência da doença.

Durante a semana serão desenvolvidas atividades como, por exemplo, campanhas educativas; promoção de políticas públicas e ações que visam a prevenção, explicações sobre a doença, seus sintomas, tratamento e combate a proliferação; palestras e debates; eventos em escolas, universidades, creches e demais instituições de ensino, associação de moradores, CRAS, e outras entidades, no sentido de conscientizar crianças, adolescentes, jovens, professores e população sobre a importância do diagnóstico precoce dos sintomas e a necessidade do tratamento.

Por se tratar o mês de janeiro período de férias escolares, as ações poderão ser trabalhadas durante o ano letivo. Todas as instituições de ensino do município, independente do público atendido, deverão inserir a temática em seu plano de trabalho, bem como, realizar as discussões com a comunidade escolar.

Atualmente Alta Floresta 41 pessoas estão em tratamento com a doença.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!