Vereadores se reúnem com representantes da Energisa
A reunião com a equipe responsável pela Energisa em Alta Floresta foi considerada positiva pelos vereadores. Durante aproximadamente uma hora de conversa, os Edis tiveram a oportunidade de esclarecer diversas dúvidas e questionar a concessionária sobre diversos assuntos principalmente sobre o aumento do preço da energia e o refaturamento de conta, casos em que consumidores procuraram o Procon e a Câmara Municipal este ano para reclamar. Este foi um dos principais assuntos discutidos na reunião do dia 11 de junho com o coordenador do Procon Celço Ferreira dos Santos e a advogada do órgão de defesa dos direitos do consumidor, Érica Iocca.
A reunião aconteceu na manhã da última quarta-feira (5) na sala de reuniões do Poder Legislativo e contou com a presença dos vereadores Emerson Sais Machado (MDB), presidente da Casa de Leis, Luiz Carlos de Queiroz (MDB) responsável por solicitar a reunião com os representantes da concessionária de energia, José Aparecido dos Santos - “Cidão Boa Nova” - (MDB), Elisa Gomes Machado (PDT), Mequiel Zacarias Ferreira (PT), Marcos Roberto Menin (DEM), Oslen Dias dos Santos - “Tuti” - (PSDB), e Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB).
A equipe da Energisa explicou aos vereadores que a concessionária apenas repassa para o consumidor os valores definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acrescido dos impostos devidos, como ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), PIS (Programa de Integração Social). De acordo com eles, normalmente os consumidores não procuram a empresa para tirar suas dúvidas ou resolver questões de refaturamento, por exemplo.
“Foi uma reunião muito boa, onde tivemos a oportunidade de fazer as nossas indagações para os companheiros da Energisa que responderam e se colocaram à disposição. Acredito que a partir de agora a gente possa orientar melhor a nossa população em relação ao preço de energia”, destacou o vereador Luiz Carlos de Queiroz ao ressaltar que o problema não é exclusividade de Alta Floresta. “Isso não é só aqui no Mato Grosso, não é só no nosso município, é no país inteiro. A saída para a questão da energia no nosso país é uma ação popular no Brasil inteiro e entrar na justiça, porque hoje qualquer pendência do governo federal ele aumenta a energia para pagar a conta dele, então, quem acaba pagando a conta é o contribuinte”, acrescentou.
Luiz Carlos orientou as pessoas a procurar a Energisa para resolver qualquer situação anormal que for identificada na fatura de energia. “Tivemos esclarecimentos de muitas dúvidas, até em relação a essas pessoas que vem reclamar na Câmara Municipal, acho que a gente vai poder orientar melhor, mas a gente já pede que a partir de agora quando a pessoa tiver alguma dúvida, antes de ir no Procon, que compareça à Energisa, porque a empresa vai dar as explicações devidas, isso vai ajudar bastante. Acredito que a partir de agora a população vai ter mais esclarecimentos por que a sua conta está tão alta”, orienta.
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa