Vereadores se reúnem com a secretária de Educação
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores
Os vereadores Eloi Crestani (PMDB), Valdecir José dos Santos (Mendonça do PSC), Charles Miranda Medeiros (PSD), Marcos Roberto Menin (DEM) e o presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, Emerson Sais Machado (PMDB) se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) com a secretária municipal de Educação, Maria Iunar Freitas Portão, com o coordenador de Transporte Escolar, Moacir Leal e com o diretor Administrativo da Secretaria de Educação, André Godoy Teles.
A reunião foi marcada após o vereador Eloi Crestani solicitar em tribuna, na sessão ordinária de terça-feira (20), a presença da secretária na Casa de Leis para prestar esclarecimentos aos vereadores, principalmente sobre a situação do transporte escolar.
A secretária de Educação destacou a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), da Controladoria Interna da Prefeitura e do Conselho Municipal de Educação, e explicou que tem procurado resolver o processo de manutenção dos ônibus da frota do município que depende de licitação para a aquisição das peças. Outra dificuldade apresentada pela secretária e abonada pelo Coordenador do Transporte Escolar foi a falta de mão de obra para o serviço de mecânica.
O vereador Marcos Menin questionou sobre a manutenção da frota de ônibus terceirizados e a secretária informou que a responsabilidade de manter os ônibus em perfeito estado de conservação e funcionamento é da empresa contratada. O vereador também sugeriu que a secretaria de educação tenha peças em estoque para repor quando algum ônibus der problema evitando, com isso, transtornos com a demora na recuperação do veículo.
Questionada pelo vereador Charles Miranda Medeiros sobre o gasto mensal com o aluguel dos ônibus, Iunar Portão disse que o município gasta em média R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) por mês pelo aluguel de 10 ônibus. No entanto, o Governo do Estado só repassa cerca de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) mensais. Segundo a secretária o Estado ainda não fez os repasses este ano porque o município ainda não regularizou a licitação dos veículos terceirizados.
O vereador Eloi Crestani explicou que a convocação foi motivada justamente pelas cobranças da população e justificou dizendo que os vereadores precisam saber realmente o que está acontecendo para dar uma resposta concreta para as cobranças que chegam até eles, por meio de seus gabinetes, e alertou que a sociedade quer resultados positivos.
De acordo com a secretária de Educação, a frota do transporte escolar do município de Alta Floresta é composta por 32 veículos, sendo 22 ônibus próprios e 10 alugados. Para este ano, a secretária disse que pretende comprar um ônibus através de um convênio com o Governo Federal e irá promover a reforma do ônibus que era do Projeto de Leitura Literária, deixando este veículo como carro reserva.