Vereadores indicam ao executivo a implantação de uma Casa de Apoio em Sorriso para atender a população de Alta Floresta

LINDOMAR LEAL

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal

 

A implantação de uma Casa de Apoio no município de Sorriso para atender a população de Alta Floresta que é encaminhada para tratamento de saúde foi o objetivo da indicação 293/2023 apresentada pela vereadora Leonice Klaus dos Santos (PDT) e pelo vereador Reginaldo Luiz da Silva – Naldo da Pista (Republicano).

A indicação teve aprovação unanime dos vereadores na sessão ordinária do dia 4 de julho, terça-feira, e já é de conhecimento do Executivo Municipal. A recomendação foi enviada para o prefeito Valdemar Gamba e para o secretário municipal de saúde, José Aparecido de Souza.

Os vereadores ressaltam que a Casa de Apoio ao Cidadão Alta-florestense no município de Sorriso seria voltada ao acolhimento de pessoas de todo o município que estejam passando por tratamento de saúde, em face das mudanças no protocolo de atendimento a pacientes e sistema de regulação estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).

“A implantação de uma Casa de Apoio ao Cidadão naquele município servirá, principalmente, para receber às pessoas mais necessitadas, que não possuem condições financeiras de custear sua hospedagem enquanto estiverem realizando tratamentos na área de saúde. Vários pacientes, a depender da gravidade, necessitam de internação e muitos não podem ter acompanhantes dentro da unidade de atendimento. Sendo assim, a Casa de Apoio terá a finalidade de receber também os acompanhantes, possibilitando acomodação e apoio necessários a todos”, ressaltam.

Leonice e Naldo destacam que assim como a Casa de Apoio estabelecida na Capital de Mato Grosso, é preciso proporcionar o mesmo atendimento aos pacientes regulados para o município de Sorriso, garantindo mais qualidade de vida, conforto e paz, de modo que eles se sintam acolhidos em um espaço adequado. “Realmente não é fácil para quem está passando por um tratamento”, frisaram.