Vereadora Cida Sicuto homenageia o profissional de Assistentes Sociais
A Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta aprovou na sessão ordinária de terça-feira (15) a Moção de Congratulações nº 016/2018, de autoria da vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto “Cida” (PSDB), alusiva ao dia 15 de maio, o qual é comemorado o Dia do Assistente Social. A moção homenageou todos os profissionais da área que atuam no município. Atualmente são 23 assistentes sociais exercendo a profissão no município.
Na tribuna a vereadora Cida leu um breve histórico com as funções e atribuições dos profissionais formados em serviço social, que atua em várias áreas e setores principalmente do serviço público, orientando indivíduos e grupos auxiliando na identificação de recursos e proporcionando acesso aos direitos sociais, realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais.
Atua no magistério de serviço social e na direção de unidades de ensino e centros de estudos e tem como princípio defender os direitos humanos, se posicionam em favor da equidade e justiça social que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática, tem compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com aprimoramento profissional.
Atuam no campo das políticas sociais e públicas com o objetivo de viabilizar os direitos da população na saúde, na educação, na previdência social, na habitação, na assistência social e na esfera do trabalho. Na justiça, o profissional de assistência social atua nas varas da infância e juventude e família, e nas instituições do sistema penal e de medidas sócios educativas, para jovens em conflito com a lei, mas também presta assessoria aos movimentos sociais e trabalha em instituições da sociedade civil organizada. A profissão de assistente social é regulamentada pela Lei 8.662/93, que estabelece as competências e atribuições da profissão.
Várias assistentes sociais, inclusive a primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Luzmaia Quixabeira de Araújo, compareceram na sessão para receber a moção.
“Não podia deixar de fazer essa moção para vocês porque venho acompanhando o trabalho de vários setores que vocês atuam, o trabalho maravilhoso que é feito, e muitas pessoas não sabem a importância desse serviço, só quem acompanha de perto sabe”, frisou.