Vereador Luciano Silva cobra ações concretas em Audiência Pública da AGER-MT

Foto por: Daniel Oliveira / Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal

Na manhã de quinta-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores de Alta Floresta foi palco de uma audiência pública realizada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (AGER-MT).

O vereador Darli Luciano da Silva (PL), em seu pronunciamento, destacou diversos problemas enfrentados pela população local nas áreas fiscalizadas pela Agência Reguladora do Estado.

Um dos pontos mais críticos levantados por Darli Luciano da Silva foi a situação da Via Brasil desde que assumiu a concessão na região. Ele recordou uma audiência pública anterior, onde discutiu-se principalmente os problemas estruturais da concessionária, inicialmente focando nos buracos nas estradas. O vereador apontou um problema atual e ainda mais grave: a entrada da cidade, um local frequente de acidentes fatais.

“Cobramos constantemente da Via Brasil o cumprimento de suas obrigações, como a construção de rotatórias, vias paralelas e pontos de ônibus adequados, conforme estipulado no prazo inicial de cinco anos. Esta preocupação foi levantada já em 2021, durante uma audiência anterior, mas infelizmente não observamos melhorias significativas desde então”, ressaltou.

Durante sua fala, Darli Luciano da Silva criticou a eficácia das multas aplicadas pela Ager à Via Brasil, considerando-as economicamente viáveis para a concessionária, o que não incentiva a realização das obras necessárias. Ele expressou frustração com a falta de fiscalização efetiva por parte do Estado, apesar das denúncias feitas por várias entidades, incluindo outras câmaras municipais, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e a Ouvidoria.

O vereador enfatizou que os altos preços cobrados pela Via Brasil não correspondem à qualidade do serviço prestado, especialmente em relação às condições precárias das rodovias, que têm contribuído para acidentes e perdas de vidas. Ele concluiu sua intervenção apontando a necessidade urgente de medidas concretas por parte da Ager e do Estado para resolver os problemas, sugerindo até mesmo a reversão da concessão da Via Brasil se as condições não melhorarem significativamente.

Por fim, Darli Luciano da Silva reconheceu os esforços do prefeito Chico Gamba para propor soluções, mesmo estando em oposição política a ele, e lamentou a falta de cooperação da Via Brasil para resolver as questões de segurança que afetam diretamente os cidadãos.

A audiência pública, segundo o vereador, não pode ser apenas um protocolo burocrático da Ager, mas um momento crucial para a tomada de decisões efetivas em prol da segurança e qualidade dos serviços para a população de Alta Floresta.

“Como representante do povo, não podemos mais tolerar tantas reclamações e tragédias”, disse o Vereador.