Presidente Emerson Machado recebe vereadores de Carlinda e secretária executiva do Consórcio de Saúde
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores
O presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, vereador Emerson Sais Machado (PMDB), recebeu no gabinete da presidência, na manhã de quarta-feira (07), o presidente da Câmara Municipal de Carlinda, vereador Damião de Souza Santos (PDT) e os vereadores Claudinho do Bom Jesus (DEM), Joãozinho do Jornal (PR), Robério da Rodoviária (PSDB), Paulo Prado (DEM), Sandra Cristina Costa Evangelista (DEM) e Manoel Miranda (PR), e a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde Alto Tapajós, Lenir Jerônimo, para tratar sobre o Hospital Regional de Alta Floresta que não recebe os repasses do Governo do Estado e, por conta disso, não consegue manter o atendimento à população.
O presidente da Câmara de Carlinda disse que os usuários do sistema público de saúde precisam desse atendimento. Professor e militando do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), ele contou que participou recentemente de uma reunião do conselho de representantes do Sintep/MT onde pode ver que a saúde está em calamidade em todo Estado de Mato Grosso. “Nós, como representantes do povo, eleitos que fomos, temos que buscar alternativas. É inaceitável a situação que se encontra o Hospital Regional de Alta Floresta e os repasses para os municípios. Isso não pode acontecer, ainda mais se tratando de saúde pública”, reclamou Damião de Souza Santos.
O preside da Câmara de Alta Floresta lembrou que já foi a Cuiabá várias vezes cobrar do governo a solução para o pagamento da dívida com o município e com o Hospital Regional. Emerson Machado disse ainda que a preocupação é com a falta de atendimento para a população. “Estamos preocupados com o Hospital Regional porque o governo não está fazendo os repasses e estamos vendo a sociedade sofrendo porque o Hospital Regional não está fazendo aquele atendimento que é preciso devido o governo não fazer o repasse. Já tivemos várias reuniões com o governo, com deputados, com o prefeito e o governo sempre nos falando que vai fazer o repasse, porém, não faz. Alta Floresta é cidade polo, tem o Hospital Regional e precisa muito da mão amiga do governo, mas o governo não tem estendido a mão ao município de Alta Floresta e região”, observou.
Emerson Machado parabenizou os vereadores de Carlinda por estarem empenhados em ajudar a resolver o problema do Hospital Regional e disse que o próximo passo será organizar uma mobilização envolvendo os vereadores dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Vamos fazer uma grande reunião, uma grande audiência pública em Alta Floresta, com toda a sociedade organizada, com os vereadores desses municípios, com a promotoria, para irmos à capital fazer uma cobrança diferenciada ao governo, porque da maneira que está não podemos aceitar”, comentou o presidente da Câmara de Alta Floresta.
Outra proposta também é solicitar ao Ministério Público Estadual que interceda e se for o caso bloqueie recursos do Estado para assegurar os repasses para Alta Floresta e aos demais municípios. “Espero que dê certo, que a sociedade participe, já convido de antemão toda sociedade para participar dessa reunião”, convidou Emerson Machado.
A audiência pública ainda não tem data definida, mas nesta quinta-feira (08) uma comitiva liderada pelo presidente da Câmara de Alta Floresta deverá iniciar as visitas nas Câmaras Municipais de Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta para mobilizar os vereadores e as autoridades políticas desses municípios.