Hospital e Maternidade Santa Rita recebe Moção de Congratulações pela implantação de 10 leitos de UTI
A Câmara de Vereadores aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (9) a Moção nº 046/2018, de autoria da vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB) e do vereador Emerson Sais Machado (MDB), presidente do Poder Legislativo, em congratulações com o Hospital e Maternidade Santa Rita pela inauguração de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva em Alta Floresta.
A homenagem foi assinada pelos demais vereadores em reconhecimento ao investimento feito pelo Grupo Magnólia para implantar um serviço de alta complexidade muito solicitado na região e que ainda não está disponível na rede pública de saúde no município.
A UTI conta com infraestrutura moderna e uma logística otimizada de atendimento que garantirão aos usuários da unidade de saúde uma assistência diferenciada, semelhante à prestada pelos melhores e mais modernos hospitais particulares do Brasil e do exterior. Os internos da UTI contarão com leitos privativos, com espaço humanizado, menos artificial e mais confortável.
A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são alguns dos aparelhos do Grupo Magnólia que darão suporte a UTI, que conta com equipamentos técnicos de última geração para monitorização cardíaca, bomba de infusão, hemodinâmica e materiais para cirurgias de emergência. Os pacientes também farão exames como, por exemplo, ecocardiograma, ultrassom e Raio X sem ter que ser removido do leito. Dos 10 leitos, um é destinado a paciente que necessita de isolamento.
Cada leito também contará com um tablete para comunicação do acompanhante com familiares. Os relatórios serão emitidos com frequência de acordo com o acompanhamento médico.
Todos os leitos contam com poltrona destinada a acompanhantes, para uma melhor recuperação do paciente grave. Para completar, a unidade dispõe de uma central de monitoramento dos pacientes que permite o acompanhamento simultâneo de todos os leitos pela equipe, dentro da estação de trabalho situada na entrada do ambiente e próximo do leito de isolamento.
A empresa também já deu entrada no pedido de credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitará fazer convênios com órgãos públicos principalmente com o Governo do Estado para atender os pacientes da rede pública de saúde que necessitam de atendimento de alta complexidade.
“Essa moção é um pequeno reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em Alta Floresta desde 2003, então, parabenizou pelo investimento que estão fazendo”, disse a vereadora Cida Sicuto ao destacar a importância do credenciamento dos leitos de UTI junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para que o serviço também seja ofertado na rede pública.
O presidente Emerson Machado parabenizou toda a equipe e destacou a importância das Unidades de Terapia Intensiva para a região. “Essas UTIs, com toda certeza, vão salvar muitas vidas. Parabéns pelo investimento, por acreditar em Alta Floresta e na região, sabemos que foi um investimento altíssimo, e temos que reconhecer isso”, disse ao defender que as autoridades políticas devem unir forças para cobrar do próximo governo o convênio com o SUS. “Quem mais vai precisar são as pessoas carentes, que não tem condições de pagar uma UTI porque realmente tem um custo elevado, mas vai ficar muito mais barato para o Estado que tem obrigação de oferecer os serviços de atendimento à saúde”, ressaltou.