Equipe de Saúde Bucal de Alta Floresta recebe Moção de Congratulações da Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (17) a Moção de Congratulações nº 038/2019 de autoria do vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT), em homenagem a equipe de Saúde Bucal pelos relevantes serviços prestados ao município e, especialmente, pela conquista do 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019.
Alta Floresta concorreu na categoria entre 20.001 e 50 mil habitantes, que teve 18 municípios inscritos, e ficou à frente de Lucas do Rio Verde, que ficou com o 2º lugar e Água Boa, que ficou com o 3º lugar. Com a conquista, Alta Floresta segue para a fase nacional do Prêmio, cuja finalidade é reconhecer e valorizar os municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal no último ano (2018).
O município de Alta Floresta conta, atualmente, com 10 equipes de saúde bucal e uma Coordenação de Saúde Bucal. Cada uma das equipes é composta por um Cirurgião-Dentista e uma Técnica ou Auxiliar de Saúde Bucal que desempenham suas atividades com uma carga horária de 40 horas inseridas nas Unidades de Saúde da Família (USF) com consultórios providos de cadeiras odontológicas e equipamentos novos. Já a coordenação é constituída de uma cirurgiã-dentista e uma auxiliar administrativa. A equipe é coordenada pela Dra. Magda Pierin, que assumiu a tal responsabilidade desde 2013.
O vereador Mequiel destacou que o prêmio é resultado do trabalho de uma equipe comprometida e responsável, que vem desenvolvendo um trabalho de qualidade, mesmo com as dificuldades e limitações, durante vários anos, e, que, são reconhecidos através deste Prêmio.
Acerca dos trabalhos desenvolvidas, as equipes de Saúde Bucal atuam em diversos grupos, desde gestantes, bebês, crianças/adolescentes, adultos e idosos, tendo como finalidade promover, manter e restabelecer a saúde bucal da população com intervenção clínica sempre que necessário (realizando limpeza/restaurações/extrações), atuando no diagnóstico precoce do câncer de boca (realizando biópsias), sendo também responsáveis pela média complexidade, por meio do Programa de Prótese Dentária e atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais. Ao mesmo tempo, desenvolvem ações de promoção e prevenção em saúde bucal nas escolas, com palestras educativas, escovação supervisionada e aplicação de flúor, objetivando a prevenção da cárie e estímulo ao autocuidado.
O trabalho desenvolvido nos últimos anos resultou na diminuição expressiva do índice de cárie de 5,71% em 1997 para 1,62% em 2019, sendo considerado como prevalência baixa (1,2% a 2,6%) segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, comprovando a importância de métodos de prevenção na área Odontológica e a efetividade das ações realizadas pelas equipes de Saúde Bucal inseridas nas Unidades de Saúde da Família resultando na diminuição da prevalência de cárie e na melhoria da condição de Saúde Bucal da população.
“Constata-se assim, a evolução no processo de atendimento Odontológico no município, no qual se deixou de apenas priorizar a parte curativa (restaurações/extrações), e passou a dar ênfase à prevenção como forma para a busca da qualidade de vida dos munícipes”, ressalta o vereador ao destacar os trabalhos relativos à 2018, que fecharam o ano com as principais produtividades: aplicação de flúor com 30.014 atendimentos; escovação supervisionada com 29.677 atendimentos; pacientes atendidos com 23.462 atendimentos; e procedimentos individuais com 91.870 atendimentos.
Mequiel também enaltece a conquista do prêmio salientando que na avaliação Alta Floresta destacou-se, principalmente, em ações de promoção e prevenção à saúde bucal dos munícipes, como a Promoção de Saúde Bucal da Criança que tem início com a orientação da gestante em relação aos cuidados e introdução de hábitos saudáveis na infância, seguindo com o acompanhamento odontológico do bebê, logo após seu nascimento. O desempenho na Promoção da Saúde Bucal dos Escolares por meio de orientações, escovação supervisionada, aplicação de flúor, e estímulo ao autocuidado, fundamental para a diminuição do índice de cárie no município. E destacou também a cobertura populacional alcançada pelo atendimento odontológico de 74,72%; a Fluoretação das águas de abastecimento público; Política de Saúde Bucal e de Educação Permanente dos profissionais de odontologia, comprovação da Coordenação de Saúde Bucal exercida por profissional de saúde bucal, e também o percentual da contrapartida municipal no financiamento em saúde do ano anterior (2018).
Conforme destacado na Moção de Congratulações, o município de Alta Floresta foi avaliado de acordo com critérios estabelecidos na Resolução CFO Nº 205/2019, quais sejam:
* FINANCIAMENTO EM SAÚDE;
* CONTROLE SOCIAL (profissional de saúde bucal no Conselho Municipal de Saúde / participação de profissionais de Saúde Bucal em conferência de saúde);
* POLÍTICA MUNICIPAL DE SAÚDE BUCAL (Coordenação de Saúde Bucal exercida por profissional de saúde bucal e existência do cargo de coordenador de saúde bucal no organograma da Secretaria Municipal de Saúde);
* ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA BÁSICA (cobertura da Saúde Bucal na Atenção Básica – 74,72%);
* ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA ESPECIALIZADA - Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD);
* PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL (comprobatório da realização de ações preventivas específicas em saúde bucal, como escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor / realização de ações setoriais ou intersetoriais de promoção de saúde, como Campanha detecção precoce câncer bucal;
* VIGILÂNCIA EM SAÚDE BUCAL (Comprovação de fluoretação das águas de abastecimento público / existência de dados epidemiológicos de saúde bucal);
* QUADRO DE PESSOAL ODONTOLÓGICO (existência de legislação municipal que institui Plano de Cargos, Carreira e Salários contemplando os profissionais da equipe de saúde bucal / ingresso de profissionais no serviço público odontológico municipal mediante concurso público ou processo seletivo);
* REMUNERAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA;
* EDUCAÇÃO PERMANENTE (existência de uma política de educação permanente em saúde, contemplando toda a equipe de saúde bucal);
“Só quero estender enquanto vereador o nosso reconhecimento a todos pelo comprometimento, pelo trabalho desenvolvido e que continuem assim independente de dificuldade, dos desafios diários, que a gente continue prestando um serviço de qualidade, de excelência, assim como vocês tem feito. Então, os meus parabéns, o meu abraço de reconhecimento e obrigado, e que a gente continue ganhando muitos prêmios porque é sinal que a nossa população está sendo bem atendida”, disse Mequiel.
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!