Câmara recebe LDO 2020 com 30 dias de atraso
A Câmara Municipal de Alta Floresta recebeu no dia 2 de setembro, segunda-feira, o Projeto de Lei nº 2.004/2019, referente a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) relativo ao exercício financeiro de 2020. O PL foi apresentado no expediente da Sessão Ordinária do dia 3 de setembro.
A proposta do Executivo Municipal com a previsão orçamentária para o próximo ano foi protocolada com 30 dias de atraso, pois conforme a Lei Orgânica do Município, a LDO deve ser apresentada ao Poder Legislativo até o dia 1 de agosto.
A Emenda 32/2017 modificou a redação do artigo 59 da Lei Orgânica do Município de Alta Floresta fixando prazos para a apresentação das peças orçamentárias. Com a mudança, o Plano Plurianual deverá ser entregue até o dia 30 de abril do primeiro ano da legislatura, e a revisão anual, se necessário, na mesma data. O PPA é um instrumento que define as políticas públicas para um período de 4 anos.
A outra peça orçamentará é a Lei Orçamentária Anual (LOA) e deverá ser entregue pelo Executivo Municipal ao Poder Legislativo até o dia 1º de outubro. Essas alterações promovidas pelo Poder Legislativo têm o propósito de possibilitar um melhor planejamento e maiores discussões das peças orçamentárias.
Por determinação do presidente Emerson Sais Machado (MDB), o Projeto de Lei 2.004/2019 será publicado no site www.altafloresta.mt.leg.br e remetido à Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, com cópia para todos os vereadores. A comissão tem a atribuição legal de conduzir a apreciação das leis orçamentárias.
A LDO garantirá a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. A partir do recebimento do projeto de lei, os vereadores terão até 30 dias para apresentarem suas emendas junto à comissão.
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária é composta pelos vereadores Luiz Carlos de Queiroz (MDB) - presidente, Marcos Roberto Menin (DEM) – vice-presidente e relator, e Oslen Dias dos Santos “Tuti” (PSDB) - membro. O projeto da LDO e todos os seus anexos ficarão disponíveis para download no site oficial da Câmara Municipal de Alta Floresta.
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!