Câmara realizou a 12ª Sessão Ordinária
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal de Alta Floresta deliberou na terça-feira (08) durante a 12ª Sessão Ordinária do ano sobre quatro matérias, sendo um projeto de lei, um requerimento e duas moções de congratulações. Também foram apresentadas pelos vereadores onze indicações todas reivindicação ações do Executivo Municipal nos setores de educação e infraestrutura. As matérias apresentadas em plenário foram encaminhadas conforme disposição regimental.
A primeira matéria deliberada e aprovada por unanimidade pelo plenário foi o Projeto de Lei nº 008/2018, de autoria do vereador Mequiel Zacarias Ferreira, declarando de utilidade pública a Associação de Amigos dos Autistas de Alta Floresta (AMA-AF), que foi fundada em 30 de novembro de 2015, com o propósito de desenvolver tanto o trabalho de conscientização sobre o autismo, mas também buscar meios para melhorar o atendimento das pessoas atingidas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As outras três matérias constantes da ordem do dia também foram deliberadas e aprovadas. Por meio do Requerimento nº 031/2018, os vereadores Mequiel Zacarias Ferreira, Silvino Carlos Pires Pereira (Dida), Charles Miranda Medeiros, Emerson Sais Machado, Aparecida Scatambuli Sicuto, Valdecir José dos Santos (Mendonça), Elisa Gomes Machado e Demilson Nunes Siqueira solicitaram da prefeita em exercício Marinéia Munhoz, que determine aos departamentos responsáveis a realização de medida judicial contra o Governo do Estado de Mato Grosso para o recebimento dos recursos referentes aos repasses da atenção básica (saúde da família, saúde bucal, consórcio intermunicipal, farmácia básica) que acumulam mais de um milhão e oitocentos mil reais em atrasos, com débitos alternados que constam desde junho de 2016, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Já a Moção de Congratulações nº 013/2018, apresentada pelo vereador Valdecir José dos Santos, homenageou Elemar Sabino pelos relevantes serviços prestados por meio da evangelização auxiliando no tratamento de dependentes químicos em Alta Floresta. E a Moção de Congratulações nº 014/2018, de autoria do vereador Marcos Roberto Menin, homenageou José Flávio Celestino Junior e o grupo Junqueira Franco pela realização do leilão em prol ao Hospital do Câncer de Barretos.
INDICAÇÕES – Das onze indicações apresentadas pelos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, oito foram para a Secretaria Municipal de Infraestrutura. O vereador Eloi Crestani reivindicou o encascalhamento das estradas das Vilas Rurais I e II. O vereador Mendonça indicou a necessidade de realizar o patrolamento das ruas do bairro Jardim Flamboyant e de construir de aduelas a ponte que dá acesso ao bairro Cidade Bela. O presidente Emerson Machado recomendou realizar a operação tapa-buraco na Rua H-1 no Setor H, na Rua H-15 no Setor Industrial, na Rua A-5 e na avenida principal do Setor A, na Avenida Júlio Campos e na Avenida do Araújo.
O vereador Demilson Nunes Siqueira indicou à prefeita em exercício Marinéia Munhoz, com cópia ao secretário adjunto de trânsito, transporte e segurança a necessidade de implantação de uma faixa elevada na Avenida Ulisses Guimarães, entre as ruas D-6 e D-7. O vereador Marcos Menin indicou a Prefeitura Municipal, com cópias para a Secretaria Municipal de Educação, a necessidade de construir uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Nilo Procópio Peçanha localizada no Bairro Jardim Primavera.
Já o vereador Mequiel Zacarias Ferreira indicou a Secretaria Municipal de Infraestrutura a necessidade de realizar de maneira emergencial o patrolamento, roçagem e recolhimento de lixo do trecho não pavimentado da Rua Bahia, no bairro Cidade Alta, a recuperação da estrada Vicinal Segunda Norte, no trecho entre a Comunidade Boa Esperança e Santa Cruz das Palmeiras, a limpeza e recuperação da Vicinal Primeira Norte, no trecho que compreende o limite dos bairros Cidade Alta, Jardim Guaraná, Boa Esperança até o acesso ao Bairro Vila Nova e a recuperação da ponte sobre o Rio Brilhante na estrada de acesso a Comunidade Bom Fim e recomendou a prefeita Marinéia Munhoz que determine aos departamentos competentes a realização de mutirão de limpeza nos bairros Jardim das Fores, Guaraná, Boa Esperança e Vila Nova. A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Mequiel recomendou impetrar medida judicial para recebimento dos repasses constitucionais a serem recebidos do Estado de Mato Grosso relacionados a saúde do município de Alta Floresta, cujo atrasos incluem os anos de 2016, 2017 e 2018.