Câmara realiza audiência pública com profissionais da rede municipal de educação em greve

Câmara realiza audiência pública com profissionais da rede municipal de educação em greve

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

LINDOMAR LEAL

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta recebeu na tarde de quarta-feira (2) os profissionais da rede municipal de educação para discutir com a categoria e com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) a greve deflagrada na segunda-feira (31).

Participaram da audiência os vereadores Oslen Dias dos Santos – Tuti (PSDB), presidente da Câmara Municipal, Claudinei de Souza Jesus (MDB), Bernardo Patrício dos Santos (MDB), Francisco Ailton dos Santos (Republicanos), Reginaldo Luiz da Silva – Naldo da Pista (Republicanos) e as vereadoras Leonice Klaus dos Santos e Ilmarli Teixeira, que também é presidente da subsede do Sintep, e membros da direção do Sintep no município.

A principal reivindicação dos profissionais da educação é a implementação do piso salarial.

Ilmarli Teixeira destacou o relatório elaborado pelo Sintep com as receitas da educação. O documento embasa a reivindicação dos profissionais a educação. “Todas as informações foram tiradas do Porta da Transparência e do SIOP, que é o sistema que a prefeitura utiliza para folha de pagamento, para projeções e tudo mais”, ressaltou.

Durante a audiência foi apresentado a nota de esclarecimento divulgada pelo Sintep, a lei do piso salarial da categoria e a destinação dos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para a educação.

O presidente Tuti afirmou que a Câmara Municipal está preocupada com a situação e colocou a casa à disposição para buscar um entendimento com o Executivo Municipal. "Estamos preocupados sim, estamos fazendo o possível, já estivemos com o prefeito, então, podem ter certeza se o prefeito resolver e chegarmos a um acordo e ele quiser enviar um projeto de lei no domingo estaremos aqui para cumprir com o nosso dever, estamos juntos para tentar resolver", disse o Presidente.

"Temos tentado buscar um acordo com o Executivo Municipal, então esperamos que ainda esta semana entrem em acordo para que fique bom para todas as partes, a causa é justa, mas devemos priorizar sempre o diálogo", disse o vereador Claudinei de Jesus.

"Esperamos que esta situação se resolva logo e que fique bom para todas as partes, então, podem contar com nosso apoio", disse o vereador Francisco Ailton.

A vereador Leonice Klaus cobrou o posicionamento da Secretaria Municipal de Educação e declarou apoio aos profissionais da educação. "É um direito dos profissionais da educação e se for por lei estaremos do lado dos profissionais da educação", disse.

O vereador Bernardo sugeriu a criação de uma comissão composta pelos vereadores e representantes dos profissionais da educação e do Sintep para aproximar do Executivo Municipal e buscar o entendimento para resolver a questão.

"É preciso ter este diálogo para chegar a uma definição, porque esta situação é desgastante para todos, principalmente para os profissionais da educação, então, estou à disposição para estar juntos tentando ter esse diálogo com o prefeito", disse.

"Os profissionais da educação podem contar com o nosso apoio", afirmou o vereador Naldo.