Câmara Municipal recebe comitiva do vice-governador para reunião de trabalho
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (PDT), e os deputados estaduais Romoaldo Júnior (MDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD) estiveram em Alta Floresta na tarde de segunda-feira (16) para uma reunião de trabalho que aconteceu na Câmara Municipal com prefeitos e vereadores da região.
A pauta principal da reunião foi a pavimentação da MT-419 interligando a região de Alta Floresta com a BR-163 passando por Carlinda, Novo Mundo até Guarantã do Norte ou Matupá; a pavimentação da MT-325 interligando Alta Floresta com Juara; a MT-160 interligando os municípios de Apiacás e Nova Monte Verde com o asfalto; e a Praça de Pedágio da MT-208 no trecho entre Alta Floresta e Carlinda.
Os produtores rurais, liderados pelo Sindicato Rural, com apoio da Câmara Municipal, Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta (CDL), cobraram do vice-governador e dos deputados a construção da praça de pedágio na distância estabelecida em audiência pública que Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística realizou em 2017 em Alta Floresta. A praça está sendo construída pelo Consórcio Via Brasil a 13 quilômetros de Alta Floresta e não a 23 quilômetros conforme havia sido definido na consulta pública.
O prefeito Asiel Bezerra reforçou o pedido de asfaltamento da MT-418 e trecho da MT-208, bem como a construção da ponte sobre o Rio Teles Pires interligando ao município de Novo Mundo, para melhorar a logística de transporte na região reduzindo em pelo menos 150 quilômetros a distância percorrida para chegar à BR-163 e seguir em direção a estação portuária de Miritituba-PA. A mesma cobrança o gestor fez ao destacar a importância da MT-325 para a escoação da produção de Alta Floresta e Juara, e pediu ao vice-governador para resolver a falta de profissionais na unidade regional da Politec de Alta Floresta e mudar a praça de pedágio de local. Segundo ele aonde ela está sendo construída é inviável para os produtores e também inviabilizaria a construção do novo parque de exposição.
O presidente Emerson Machado (MDB), falando em nome da Câmara Municipal, pediu o apoio do vice-governador e dos deputados para resolver o problema da Politec. “Precisa chamar as pessoas que foram aprovadas em concurso, Sinop já chamou. Nós precisamos de cinco perito criminal, três médicos legista e três técnicos em necropsia, precisamos muito disso”, cobrou ao reivindicar a contratação de professores para o curso de técnico em enfermagem para a Seciteci.
Em um pronunciamento que durou 15 minutos, o vice-governador Otaviano Pivetta assumiu o compromisso de juntamente com os municípios e através de associações construir uma solução para libertar a região da estagnação e do isolamento usando o eixo transversal da MT-206 e MT-208 ligando com a MT-419 para melhorar a logística de transporte até a BR-163 Norte e BR-163 Sul. “Vamos sair daqui com esse compromisso, eu e o Marcelo, de analisar os projetos existentes da MT-206, MT-208, MT-160, a MT-419, a MT-325, e nós vamos dentro de muitos poucos dias fazer um cronograma de chamamento público, para começar a provocar os atores locais com as suas associações, suas organizações, municípios, prefeitos, para serem parceiros do Estado para nós construirmos essa saída que vai libertar toda essa região para o desenvolvimento. Vocês podem sonhar sim, porque esta região tem todos os fatores, o que está faltando aqui é a infraestrutura mínima necessária e esse governo junto com vocês vai trabalhar para viabilizar esse eixo de integração Oeste/Leste”, afirmou.
O vice-governador não se pronunciou sobre a mudança de local da praça de pedágio. Já sobre as cobranças da Politec, Pivetta limitou-se a dizer que ações estão sendo adotadas em todas as áreas, inclusive para credenciar médicos legistas para atuarem em todo o estado.
A reunião contou com a presença maciça de produtores, empresários, dos vereadores de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde e Paranaíta, além do prefeito Asiel Bezerra de Alta Floresta, Adalto Zago de Apiacás, Carmelinda Leal Martines de Carlinda e Beatriz de Fátima Sueck Lemes de Nova Monte Verde.
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!