Câmara faz parceria com a Justiça Eleitoral para cadastramento com biometria
Uma parceria entre a Câmara de Vereadores e a Justiça Eleitoral vai proporcionar mais agilidade no cadastramento com biometria dos eleitores de Alta Floresta. Isso porque o Cartório da 24ª Zona Eleitoral deverá instalar nos próximos dias seis guichês de atendimento no Poder Legislativo.
Na segunda-feira (11), em reunião com o prefeito Asiel Bezerra de Araújo, a juíza Milena Ramos de Lima e Souza Paro, diretora do Fórum da Comarca de Alta Floresta e juíza eleitoral, o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, o presidente da Câmara de Vereadores, Emerson Sais Machado, disponibilizou para a Justiça Eleitoral espaço, equipamento e mão de obra para auxiliar no cadastramento com biometria.
Como resultado desta reunião, na manhã de quinta-feira (14), o presidente Emerson Machado recebeu o chefe do Cartório Eleitoral, Alex Arruda, que esteve no Poder Legislativo para verificar o espaço que será utilizado pela Justiça Eleitoral para o atendimento aos eleitores.
Alex Arruda disse que a parceria com a prefeitura possibilitou triplicar o número de atendimentos, porém a demanda ainda é grande. Com o apoio do Poder Legislativo, ele acredita que será possível atender melhor e mais eleitores. “A Câmara ofereceu o espaço e viemos conhecer para verificar se realmente conseguimos adequar para todos os equipamentos para poder melhor atender nossos eleitores. O espaço é fantástico, está de parabéns”, disse.
Atualmente a Justiça Eleitoral atende em média 400 eleitores por dia em Alta Floresta. Com a extensão do atendimento para a Câmara de Vereadores o número de atendimentos poderá triplicar segundo as expectativas do chefe do Cartório Eleitoral. “A nossa meta é atender 700 eleitores por dia para conseguirmos fechar o número e não termos cancelamento e repercutir negativo para o município. Então essas parcerias são muito importantes e a Câmara está bem solicita e está representando o povo nas suas necessidades”, disse Alex Arruda.
O presidente disse que disponibilizou a Câmara de Vereadores para auxiliar a Justiça Eleitoral a agilizar o atendimento dos eleitores. “A minha preocupação é o pessoal nesta fila tão grande e as pessoas que trabalham vão passar o dia inteiro para poder fazer isso, não tem como, as pessoas têm seus compromissos. Então, a Câmara é pra isso, para diminuir esta fila e dar mais agilidade neste processo. O ambiente é espaçoso e tem todas as condições necessárias para o atendimento. Então, acredito que vai ajudar a população fazer a biometria o mais rápido possível”, destacou Emerson Machado.
Atualmente, com apoio da Prefeitura de Alta Floresta, o Cartório da 24ª Zona Eleitoral conta com oito guichês de atendimento, que atendem das 07h00 às 18h00 de segunda-feira a sexta-feira sem intervalo para o almoço. Com o atendimento sendo feito também no Poder Legislativo o horário deverá ser mantido, exceto na terça-feira, pois neste dia, no período da manhã, acontece a Sessão Ordinária. Por conta disso a Justiça Eleitoral irá definir um horário diferenciado para este dia.
Além do espaço, internet, energia, mobiliários, a Câmara de Vereadores também irá disponibilizar alguns servidores que passarão por treinamento nos próximos dias para fazer o atendimento.
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal