Presidente Emerson Machado economiza e Câmara de Vereadores recebe inúmeras melhorias
A Câmara de Vereadores de Alta Floresta recebeu na semana passada o veículo zero quilômetro adquirido no final de 2018 graças a economia feita durante o ano pelo presidente Emerson Sais Machado (MDB). O carro, um Onix, será muito útil e vai facilitar o trabalho externo. Uma das principais vantagens será a segurança que os servidores terão no trânsito. Antes o serviço era feito com uma motocicleta, o que deixava o funcionário vulnerável a acidentes de trânsito.
Além do veículo novo, o cuidado com o recurso público da gestão do presidente Emerson Machado também proporcionou ao Poder Legislativo Municipal devolver R$ 44.722,39 (quarenta e quatro mil setecentos e vinte e dois reais e trinta e nove centavos) provenientes de parte do que restou do repassado pelo orçamento municipal ao Poder Legislativo em 2018, sendo que do montante R$ 5.411,56 (cinco mil quatrocentos e onze reais e cinquenta e seis centavos) é proveniente de aplicação financeira. A transferência foi efetivada no dia 28 de dezembro.
A quantia trata-se de um residual do duodécimo, que é o repasse de verba mensal obrigatória. Conforme prevê a legislação federal, municípios do porte de Alta Floresta – com população de até 100 mil habitantes – têm que transferir 7% da receita orçamentária para o Legislativo.
Como informamos anteriormente, todos os setores do Poder Legislativo foram contemplados com ações e melhorias.
Administrativo – No setor administrativo, em 2018, o Poder Legislativo de Alta Floresta obteve inúmeros avanços com as melhorias implementadas pela mesa diretora – que além do presidente Emerson Machado, tem como vice-presidente, Charles Miranda Medeiros (PSD), primeiro secretário, Marcos Roberto Menin (DEM) e segundo secretário, Valdecir José dos Santos “Mendonça” (PSC).
A aquisição de equipamentos de informática de ponta, a valorização dos servidores efetivos ocupando cargos administrativos em cumprimento aos dispositivos legais, aquisição de uniformes para os servidores, adequação dos cargos comissionados e a aquisição de um novo equipamento de som para o plenário foram mudanças pontuais que refletiram pra melhor nos trabalhos da Casa de Leis.
Os servidores não recebem com atraso e este ano tiveram aumento do vale alimentação com uma medida do presidente Emerson Machado. Outro diferencial é o pagamento em dia dos fornecedores.
Infraestrutura - Uma das principais ações concretizada em 2018 foi a conclusão da construção de um novo calçamento com estacionamento sinalizado, iluminado e com vagas para motos e vagas preferenciais. A Câmara de Vereadores dá exemplo com a construção de uma das melhores calçadas da cidade.
Seguindo o planejamento de organização, também foi implantada a cobertura na garagem interna e a faixada do prédio ganhou nova pintura. Os gabinetes dos vereadores Dida Pires (PPS), Elisa Gomes Machado (PDT) e Oslen Dias dos Santos (PSDB) também receberam melhorias. Também foi construído um banheiro para portadores de necessidades especiais no Plenário e sala de arquivos. A secretaria jurídica e a assessoria de imprensa também ganharam salas individualizadas em 2018.
Recesso parlamentar – Na parte legislativa, além dos inúmeros projetos, indicações, moções e requerimentos, também foi aprovada a redução do recesso parlamentar acompanhando o mesmo período do Congresso Nacional. Agora o recesso do começo do ano termina no dia 31 de janeiro. Já o recesso de julho perdeu 15 dias.
Terceiro mandato – O vereador Emerson Machado assumiu no dia 1º de Janeiro de 2019 o seu terceiro mandato de presidente da Câmara de Vereadores de Alta Floresta, um feito inédito.
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal