Banco de Sangue de Alta Floresta realiza campanha de doação de sangue
Edemar Savariz
Assessoria
No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos que já são doadores de sangue além de sensibilizar a população para a importância da doação.
A enfermeira e coordenadora do Banco de Sangue de Alta Floresta, Karina Lino, informa que esta data não passará em branco em nossa cidade. “Estamos organizando a Semana do Doador de Sangue que vai iniciar no dia 21 com o encerramento no dia 25 de novembro. Todas as pessoas que doarem sangue neste período concorrerão a vários prêmios”, explica a coordenadora.
A doação de sangue é um ato nobre e solidário que desempenha um papel vital na saúde e na sobrevivência de inúmeras pessoas. Por meio da doação, os bancos de sangue podem fornecer transfusões sanguíneas a pacientes que enfrentam condições médicas graves ou submetidos a cirurgias complexas.
“É importante conscientizar que a doação de sangue, não somente em datas comemorativas, mais durante o ano todo. Muitas vidas são salvas com o sangue dos doadores e nunca sabemos quem poderá precisar. Doar sangue é um ato que engrandece a dignidade e a empatia do ser humano”, enfatiza Karina.
O vereador Adelson Servidor está engajado nesta campanha. “Doar sangue é um ato sublime que salva vidas, todos nós devemos abraçar esta causa e colaborar para que seja atingido o máximo de doadores possíveis, pois são vidas que serão salvas, e uma vida não tem preço”, disse o vereador.
Adelson complementa que todos os alta-florestenses devem contribuir para o sucesso da Semana do Doador de Sangue. “Como enfatizado, serão sorteados brindes para os doadores, então é importante que o comércio de Alta Floresta colabore com a campanha, faça uma doação de brindes. Por outro lado, as pessoas que estão aptas a doarem sangue, procurem o Banco de Sangue do município e façam a doação”, finaliza.
Doar Sangue é um procedimento simples e seguro, no qual uma pessoa voluntária doa uma pequena quantidade de sangue. Antes de ser disponibilizado para uso médico, o sangue doado é cuidadosamente testado para garantir que esteja livre de doenças transmissíveis.
DICAS:
Antes de ir doar sangue:
Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves
Evite alimentos gordurosos no dia da doação
Hidrate-se
Coleta
A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.
Depois de doar sangue
Faça um pequeno lanche e hidrate-se. Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte. Exercícios e práticas esportivas também devem ser evitadas logo após a doação.
Lembre-se
Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.