Alunos da Creche Trenzinho Mágico visitam a Câmara Municipal
A Câmara de Vereadores de Alta Floresta recebeu na manhã de quarta-feira (14) a ilustre visita de 18 alunos, a maioria deles com seis anos, do Pré II da Creche Trenzinho Mágico, que fica localizada no Bairro Cidade Bela. A turma da professora Cleidimar Araújo de Souza foi recepcionada pelo vereador Mequipel Zacarias Ferreira (PT) e também teve contato com a vereadora Elisa Gomes Machado (PDT), com o vereador Valdecir José do Santos (PSC) e com o vereador Oslen Dias dos Santos “Tuti” (PSDB).
De acordo com a diretora, Selma Regina Soares de Souza, a visita foi motivada pelo trabalho que o vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) faz de contação de história na escola. “Ele foi falando onde trabalha, o que faz, e as crianças começaram a perguntar: onde é a câmara; quem trabalha lá; quem são os outros vereadores. Então, em um ato de cidadania a gente marcou esse momento para que as crianças possam também conhecer o nosso Poder Legislativo”, disse Selma ao comentar que foi preciso preparar um momento também com as famílias. “A partir disso a gente precisou fazer uma aula na escola e trabalhamos uns 15 dias falando dos poderes destacando o Poder Legislativo”, acrescentou.
A turminha também foi acompanhada pela coordenadora Vanessa e pela Técnica em Desenvolvimento Infantil, Euzeni, e passou a maior parte do tempo que ficou na Casa de Leis no Plenário Arnaldo Corcino da Rocha, onde puderam conhecer o local em que os vereadores votam as matérias de interesse do município.
Para o vereador Mequiel a aproximação do legislativo com a comunidade independente do nível, mas principalmente com as crianças, é uma foram de dar continuidade no processo democrático de forma mais qualificada. “As crianças são de seis anos, o nível de compreensão delas é muito pequeno, mas elas tendo esse contato, essa oportunidade, vai facilitar a continuidade do processo”, comentou ao destacar o contato que as crianças tiveram com os vereadores que estavam na Casa de Leis no momento da visita e poder ver como é o funcionamento do Poder Legislativo. “É um momento bastante rico e que me deixa bastante esperançoso na continuidade, hoje eu estou aqui, amanhã talvez não mais, então, é um processo que precisa continuar”, acrescentou ao comentar que as crianças poderão falar para os pais sobre o que viram na Câmara Municipal.
Esta não é a primeira vez que a Câmara Municipal recebe a vista de estudantes seja da rede municipal de ensino ou da rede particular. Em 2017, por exemplo, o Legislativo Alta-florestense recebeu a visita de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Manoel Bandeira e do Ensino Médio da Escola Presbiteriana.
LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa