Vila Rural Nossa Senhora Aparecida recebe titulação definitiva

A luta de quase 20 anos de espera chegou ao fim na manhã de quinta-feira (27) com a entrega do título de propriedade para 35 famílias
Vila Rural Nossa Senhora Aparecida recebe titulação definitiva

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Chegou ao fim uma luta de quase 20 anos dos moradores da Vila Rural Nossa Senhora Aparecida (Vila Rural II), em Alta Floresta. Na manhã de quinta-feira (27) o Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT) entregou o título de propriedade para 35 famílias. A cerimônia realizada na sede da associação foi comemorada com um delicioso almoço.

O projeto de regularização fundiária dessa área começou em 2017 e um ano e três meses depois chegou ao fim com a titulação definitiva dos terrenos. A ação contou com o envolvimento da Prefeitura de Alta Floresta, Câmara de Vereadores representada pelo vereador Marcos Roberto Menin, a empresa Terra Consultoria, que fez toda a parte técnica de levantamento das peças técnicas e medição da área, e o IINTERMAT que documentou os terrenos.

O presidente da Associação, Lauri Santos Tibola, agradeceu todas as pessoas que contribuíram para a regularização fundiária. “A gente só tem que agradecer todo mundo que ajudou, está todo mundo feliz. A esperança é a última que morre, lutamos todos esses anos e muita gente disse que era loucura, mas graças a Deus deu certo e hoje é um dia mais feliz do mundo porque todo mundo está com o documento nas mãos e podem falar: esse é nosso”, comemorou.

O ex-presidente da associação Francisco Pequeno de Freitas foi o primeiro a receber o título de propriedade. Ele lembrou da luta enfrentada pelas famílias para conseguir a regularização fundiária e também comemorou a conquista. “Deus abençoou e deu tudo certo, então, só tenho que agradecer a Deus, o Intermat, o vereador Menin que lutou pela gente. O nosso sonho era água, conseguimos o poço, depois a caixa d’água e agora os títulos, então, para nós e uma alegria imensa”, disse.

O engenheiro florestal da Prefeitura de Alta Floresta, Rafael Paganotti Barros, participou do processo de georreferenciamento da área e destacou a realização do sonho da equipe técnica de também regularizar a área. “Tivemos muitas lutas, mas hoje transformamos em realidade aquele sonho de um ano e três meses atrás quando iniciamos os levantamentos e hoje eles podem dizer que são proprietários rurais”, destacou.

O vereador Marcos Roberto Menin (DEM) destacou a importância do título de propriedade que era aguardado há quase duas décadas pelas famílias. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida porque estamos realizando o sonho de 35 famílias, um sonho de 17 anos que nós conseguimos realizar em apenas um ano e dez meses de mandato”, ressaltou ao enaltecer o companheirismo e o apoio da Prefeitura de Alta Floresta, da empresa Terra Consultoria que fez a parte técnica, do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco, da Associação da Vila Rural Nossa Senhora Aparecida e do Intermat. “Eles não são mais assentados, agora eles são proprietários rurais, parabéns a eles”, desejou.

O diretor de assentamentos do INTERMAT, Jeová Feliciano de Souza, disse que a titulação trás dignidade para as famílias. “Uma terra sem documento é um cidadão sem CPF, antes eles eram ocupantes agora são proprietários, então, nós viemos trazer para eles, além do desenvolvimento, a dignidade, a partir de agora eles podem obter financiamentos para melhorias e consequentemente produzir mais e ter uma vida melhor”, destacou.

“Estamos entregando a dignidade para essas famílias que esperam a quase 20 anos por esse momento, é uma felicidade, uma alegria”, destacou o presidente do INTERMAT, Demilson Moreira.

Novas regularizações

Também está em processo de regularização fundiária no INTERMAT a Vila Rural Júlio Domingues (Vila Rural I) e os Assentamentos Jacamim I e II, localizado na região da Pista do Cabeça, zona rural do município de Alta Floresta. Essas três áreas também estão no acordo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura de Alta Floresta e o Governo de Mato Grosso em 2017. A regularização fundiária da Vila Rural I vai beneficiar 174 famílias. Já a titulação dos Assentamentos Jacamim deverá beneficiar mais de 120 famílias.

“A Vila Rural Júlio Domingues acredito que até o final de outubro estará totalmente pronta. O Assentamento Jacamim I e II está em fase de registro do georreferenciamento no cartório e acredito que até dezembro estará totalmente concretizado”, explicou Jeová Feliciano de Souza.