Vereadores destacam Audiência Pública da Saúde

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na terça-feira (20) a quinta sessão ordinária da segunda sessão legislativa da nona legislatura, com a presença de moradores da Comunidade Santa Lúcia, localizada no Setor Sul, na zona rural do município, empresários e moradores do perímetro urbano.

Dentre os assuntos elencados pelos parlamentares no uso da tribuna, a Audiência Pública da Saúde realizada pelo Poder Legislativo na sexta-feira (16), com o propósito de discutir os problemas do setor púbico da saúde da região do Alto Tapajós foi destacada pela maioria dos vereadores. A audiência foi mobilizada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Emerson Sais Machado (PMDB).

O vereador Charles Miranda Medeiros (PSD) além de elogiar a realização da audiência pública considerou a reunião uma ferramenta social voltada para efetivar os direitos adquiridos, por dar a oportunidade tanto para a população, como para a classe política e a sociedade civil organizada de manifestar suas reclamações. “Senhor presidente, quero parabenizá-lo pela iniciativa da audiência pública sobre saúde. Eu vejo o objetivo da audiência pública assim, e é lógico que quem está no poder também teria que ver assim. Infelizmente não tivemos a representatividade do Estado e de outros municípios que nós esperávamos ter, mas isso não tirou o brilho do evento”, destacou ao ressaltar a preocupação dos vereadores em obter respostas para os problemas da saúde que afligem a população.

A vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB), Cida, também parabenizou a realização da audiência. Ela destacou a mobilização feita no mês passado, quando o presidente Emerson Machado, o vereador Charles Medeiros e o vereador Cidão, juntamente com o prefeito Asiel, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde e o deputado Romoaldo Junior cobraram do governador Pedro Taques o pagamento dos repasses atrasados do Hospital Regional e para a atenção básica do município. De acordo com o diretor do Hospital Regional, José Marcos dos Santos, o Estado pagou mais de R$ 5,6 milhões, referente aos atrasos de 2017. “Também quero parabeniza-lo pela iniciativa da audiência pública, que teve resultado quando se movimentou e o governo começou a pagar mais de R$ 5 milhões”, disse.

“Quero dar os parabéns por esta iniciativa”, declarou o vereador Cidão ao reforçar o convite para os vereadores para uma mobilização na capital. “Não vamos parar, vamos correr atrás desse sonho”, disse ao se referir à implantação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Regional Albert Sabin. “Vamos até Cuiabá acampar na frente do planalto, vamos fazer com que esse governador olhe com carinho para a nossa querida Alta Floresta”, disse.

Os vereadores Marcos Roberto Menin (DEM) e Luiz Carlos de Queiroz (PMDB) e a vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) também parabenizaram pela realização da Audiência Pública. Para o vereador Menin a audiência foi importante porque teve como foco ouvir a população. Já o vereador Luiz Carlos disse que a reunião demonstrou que a região carece de um deputado federal principalmente pela falta de compromisso da União com os municípios. “Essa falta de representatividade está custando muito caro para Alta Floresta e região”, disse ao criticar o Governo do Estado por não enviar representante para participar da audiência. A vereadora Elisa, porém, criticou os representantes estaduais por não comparecerem na audiência.

O vereador Eloi Crestani (PMDB) também destacou a audiência púbica e criticou a ausência dos representantes políticos de alguns municípios da região. “Parece que tem alguns municípios que não tem problemas de saúde, mas eu sei por que lá não tem: é que mandam tudo para Alta Floresta”, observou.

O presidente Emerson Machado disse que a cobrança feita pessoalmente ao governador Pedro Taques na ultima audiência valeu a pena porque o Estado pagou todos os repasses que estavam atrasados referentes ao ano de 2017, ficando pendentes novembro de 2016 e os meses de 2018. “Não podemos ficar de braços cruzados, temos que cobrar sim os deputados e o governo, e fazer algo para que possamos ter uma esperança de resolver, e essa audiência pública foi pra isso também, porque o governo não deve só para o hospital regional ele deve para a atenção básica de todos os municípios”, relatou.

Emerson Machado informou também que está sendo feito um levantamento da dívida do Estado com os municípios para que o Ministério Público possa intervir com o pedido de bloqueio de recursos do estado para o pagamento das dívidas. “Em breve será levado para a Promotoria esse relatório completo, com a Ata assinada”, assegurou.

Audiência Pública foi realizada como foram de instrumento político da democracia e contou coma presença de mais de 200 pessoas, da prefeita de Carlinda, Carmelinda Leal Martines (DEM), do Promotor da Cidadania da 1ª Promotoria de Justiça Civil de Alta Floresta, Luciano Martins da Silva, o Defensor Público Tulio Ponte de Almeida, os presidentes das Câmaras Municipais de Carlinda, Damião de Souza Santos (PDT), de Nova Monte Verde, Francisco Antônio Sevallo (PMDB), e de Nova Bandeirantes, Adelino Schmoller (PSB), além de vereadores desses municípios, dos secretários municipais de saúde de Alta Floresta, Carlinda, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde e dos vereadores de Alta Floresta. A advogada Nelma Bethânia Sicuto representou o deputado estadual Romoaldo Júnior, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Tapajós, Lenir Jerônimo, representou o presidente do consórcio e o vereador Valdecir José dos Santos – Mendonça (PSC), líder do Executivo no Legislativo Municipal, representou o prefeito de Alta Floresta Asiel Bezerra de Araújo.