Revisão com biometria começou a ser feita na Câmara Municipal

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Justiça Eleitoral iniciou na quarta-feira (26) na Câmara Municipal o atendimento dos eleitores de Alta Floresta que devem obrigatoriamente fazer a revisão com cadastro biométrico. Somente no primeiro dia, das 08h00 às 13h00, foram atendidos cerca de 100 eleitores. A expectativa do Cartório Eleitoral é de que com os dois pontos de atendimento sejam atendidos em média 700 eleitores por dia, já que o atendimento no Cartório Eleitoral, que está estabelecido na Avenida Acerola, no Setor H, continua normalmente o dia todo, das 08h00 às 18h30min.

Alex Arruda explicou que por estar no início do atendimento na Câmara alguns ajustes terão que ser feitos, como o horário de atendimento, por exemplo, que não será o mesmo do Cartório Eleitoral. “Por enquanto, aqui na Câmara, o atendimento será na parte da manhã das 07h30min às 13h00, e assim que a gente conseguir recompor a equipe para a parte da tarde vamos estender também o horário”, frisou o Chefe do Cartório Eleitoral.

A parceria feita pela Câmara Municipal, cedida pelo presidente Emerson Sais Machado para servir à Justiça Eleitoral, visa principalmente agilizar o atendimento dos eleitores de Alta Floresta. Nove servidores foram cedidos pela Câmara Municipal para auxiliar na revisão com cadastro biométrico. Todos passaram por treinamento para fazer o atendimento. Além do espaço, a Câmara Municipal também cedeu internet, energia e mobiliários.

A revisão do eleitorado com coleta biométrica está acontecendo em 26 municípios de Mato Grosso. Em todos eles, o procedimento será finalizado no dia 29 de março. O eleitor desses municípios que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral.

Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente: documento oficial de identidade, como, por exemplo, RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, além de comprovante de residência. No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Esse documento é necessário para o exercício de vários direitos civis, entre eles: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da união, dos estados, dos territórios, do distrito federal ou dos municípios.