Presidente da Câmara Municipal destaca repasses ao hospital regional como resultado de cobranças feitas ao governador

O presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Sais Machado (PMDB), destacou na Sessão Ordinária de terça-feira (20) que as cobranças feitas pessoalmente ao governador Pedro Taques na última audiência, ocorrida no dia 19 de fevereiro, valeram a pena porque o Governo do Estado fez os repasses de 2017.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Sais Machado (PMDB), destacou na Sessão Ordinária de terça-feira (20) que as cobranças feitas pessoalmente ao governador Pedro Taques na última audiência, ocorrida no dia 19 de fevereiro, valeram a pena porque o Governo do Estado fez os repasses que estavam atrasados referentes a 2017, ficando pendentes novembro de 2016 e os meses de 2018. Participaram daquela reunião os vereadores José Aparecido dos Santos (Cidão – PMDB) e Charles Miranda Medeiros (PSD), o prefeito de Alta Floresta Asiel Bezerra de Araújo, o deputado estadual Romoaldo Júnior dentre outras autoridades. O objetivo principal da audiência foi cobrar o governo o pagamento das dívidas com o município de Alta Floresta, para a Atenção Básica, e para o Hospital Regional, que estava com repasses pendentes desde 2016.

“A cobrança foi pesada e valeu a pena tanto é que o governo já pagou 2017 inteiro, falta novembro de 2016, do repasse do Hospital Regional, e 2018. As vezes a gente dá uma, duas, três viagens e não consegue nada, aí na quarta consegue, mas é assim mesmo, agora não podemos é ficar de braços cruzados porque daí não se tem esperança nenhuma. Então, nós temos sim que cobrar os deputados, temos que cobrar o governo, mas temos que ir lá fazer algo para que possamos ter esperança de resolver”, afirmou.

O presidente Emerson Machado também destacou a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Alta Floresta para cobrar o Governo do Estado o pagamento das dívidas do Hospital Regional e com os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região do Alto Tapajós. “Essa audiência é para isso”, frisou.

Como resultado proposto durante a Audiência Pública da Saúde, as Câmaras de Vereadores dos municípios da região deverão enviar em breve um relatório com os valores das dívidas do Governo do Estado. Este relatório será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), com pedido de intervenção. “Vamos levantar todos os valores que deve para os municípios e para o hospital regional e a promotoria vai entrar com uma ação bloqueando recurso da conta do Estado garantindo o pagamento para os municípios e para o hospital regional”, informou ao acrescentar que junto aos relatórios será anexado a Ata da audiência pública.

Emerson Machado disse também que vai solicitar da direção do Hospital Regional de Alta Floresta informações sobre a gestão dos recursos repassados pelo Governo. “Vamos fazer um requerimento pedindo toda a documentação, onde está sendo gasto o dinheiro e de que forma, que empresa que está levando, como está sendo feito, nós temos esse dever e obrigação com a sociedade”, confirmou.