Portal da Transparência do Poder Legislativo está disponível novamente

Portal da Transparência ficou indisponível após sofrer invasão hacker, mas cópia de segurança evitou a perca das informações. Dados tiveram que ser lançadas novamente e ferramenta de controle social pode ser acessada normalmente pela população

O Portal da Transparência da Câmara de Vereadores está disponível novamente. A ferramenta de controle social ficou indisponível por 12 dias após sofrer uma invasão hacker. O ataque cibernético foi identificado pelo Departamento de Informática da Casa de Leis no dia 21 de janeiro. A partir daí foram adotadas todas as medidas para o lançamento dos dados e a implantação de sistemas de proteção para evitar uma nova invasão. Uma das providências foi a mudança de firewall, colocando um mais potente e bloqueando as portas de acesso remoto.

Para sequestrar o Portal da Transparência, o cyber-criminoso utilizou de Ramsonware, um tipo de código malicioso que codifica os dados e exige um resgate para devolve-los, neste caso o invasor exigiu Bitcoins.

Apesar do ataque hacker, os dados do Portal da Transparência do Poder Legislativo não sofreram nenhum dano, isso porque a cópia de segurança garantiu a proteção das informações que já foram todas reinstaladas. O Portal da Transparência está disponível em www.altafloresta.mt.leg.br. O Portal está no ar novamente, mas passa por testes para verificar possíveis instabilidades que possam ser corrigidas.

O que é - O Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Alta Floresta é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão do Poder Legislativo.

Como funciona - Os dados divulgados no Portal são provenientes de diversas fontes de informação, entre as quais estão os sistemas estruturadores do Poder Legislativo por meio de um servidor.

Uma vez carregadas no Portal, as informações são disponibilizadas para conhecimento do cidadão de diversas formas, como consultas detalhadas, por exemplo.

O acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados disponíveis da forma que melhor lhe convier.