Portal da Transparência da Câmara sofre invasão hacker

Cyber-criminoso utilizou de Ramsonware para invadir o servidor. Portal ficará fora do ar para ser reinstalado
Portal da Transparência da Câmara sofre invasão hacker

Foto: Divulgação

O Departamento de Informática da Câmara de Vereadores de Alta Floresta identificou no começo da semana que um dos servidores do Poder Legislativo, mais especificamente o que estava instalado o Portal da Transparência, sofreu um ataque hacker, no qual o cyber-criminoso utilizou de Ransomware, um tipo de código malicioso que codifica os dados e exige um resgate para devolve-los, neste caso o invasor exigiu Bitcoins. Um Boletim de Ocorrências foi registrado junto às autoridades policiais.

De acordo com o Departamento de Informática, o ataque não causará grandes prejuízos ao Legislativo, o único problema é que o Portal da Transparência ficará fora do ar, pois será preciso fazer a reinstalação completa. Uma das providências foi a mudança de firewall, colocando um mais potente e bloqueamos portas de acesso remoto.