Dr. Charles se reúne com o Secretário de Saúde, Diretor de Finanças e secretária do Consórcio Intermunicipal de Saúde

Em busca de respostas para os problemas do setor público de saúde do município de Alta Floresta, o vereador Charles Miranda Medeiros (PSD) se reuniu na manhã de terça-feira (13) com o secretário municipal de Saúde Thiago Incert, com o diretor de Finanças da Prefeitura de Alta Floresta, Creomar Camilo, e com a secretária executiva do Consórcio Intrermunicipal de Saúde do Alto Tapajós, Lenir Jerônimo.

A reunião aconteceu no gabinete do diretor de finanças Creomar Camilo e segundo o vereador foi importante para esclarecer vários pontos. Doutor Charles disse que existem vários segmentos da gestão pública passando por problemas, e a maioria desses problemas são causados pela situação econômica, porque muitas vezes a prefeitura não tem condições de fazer os repasses inerentes a cada pasta, e isso tem afetado a população.

“Essa reunião foi importante porque eu fiquei a par de o porquê das dificuldades que a população está tendo em relação a exames e exames complementares, como ultrassom, Raio-X, tomografia, ressonância, endoscopia digestiva, eletrocardiograma e eletroencefalograma. São exames necessários para o médico poder definir o diagnóstico e fazer um tratamento mais correto e a população fica na fila de espera”, constatou.

De acordo com Dr. Charles, atualmente existem mais de três mil pessoas na fila de espera aguardando para fazer ultrassonografia, 900 pessoas estão à espera de uma avaliação neurológica e outras 2 mil pessoas estão à espera de uma avaliação de ortopedia. Sobre esta situação o secretário Thiago Incert disse ao vereador que não pode contratar especialidades e exames complementares porque não tem recurso, e a prefeitura está passando o mínimo possível porque os repasses do Governo do Estado e do Governo Federal não são feitos de forma completa.

Doutor Charles constatou também que o município está recebendo em média R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais) por mês referente ao Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), quando na verdade deveria receber cerca de R$ 250.000,00 de acordo com a malha viária existente no município.

Charles apurou também que o município de Alta Floresta está com dificuldades para fazer os repasses para o Consórcio Intermunicipal de Saúde. “O secretário disse que não tem como regularizar os repasses do consórcio intermunicipal de saúde porque o Estado não está regularizando a situação dos repasses com o município”, frisou ao informar que por conta desta situação o consórcio está atendendo as demandas de Alta Floresta de forma reduzida.

Apesar dos problemas identificados e de um diagnóstico sobre o setor público de saúde do município, o vereador Charles disse que a situação vai normalizar. “É o meu dever como vereador estar acompanhando essa situação administrativa para dar uma resposta para a população, então a resposta é esta: parece que a partir de abril e maio vai normalizar, tem alguns repasses chegando e vão conseguir regularizar. A prefeitura está arrecadando pouco e o que arrecada não dá nem para cumprir a folha de pagamento direito”, disse.

“O prefeito Dr. Asiel está fazendo tudo o que ele pode. Ele vai para Cuiabá, para Brasília, procura conseguir audiência com o governador, com os deputados para tentar emendas para o município, mas está complicado, o governo do estado não está liberando essas emendas, sendo assim o dinheiro não chega na prefeitura e não tem como repassar para as secretarias, então por isso essa dificuldade”, completou ao cobrar autonomia para o novo secretário de saúde. “Tem que dar autonomia, orçamento, condições para ele fazer a máquina da saúde funcionar”.