Aniversário da Feira Livre de Alta Floresta é incluído no calendário oficial de datas e eventos do município

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara de Vereadores de Alta Floresta aprovou na Sessão Ordinária de terça-feira (25) o Projeto de Lei nº 030/2018, de autoria do vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) e da vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB), que inclui no calendário oficial de datas e eventos do município o aniversário da Feira Livre.

Inaugurada em 1.984, a Feira Livre de Alta Floresta completou no dia 3 de agosto deste ano 34 anos de existência, sendo os últimos 17 anos no mesmo local, na Avenida Ariosto da Riva em frente ao Centro Cultural e de Eventos.

Em 2011 a Feira Livre recebeu nova denominação por meio da Lei Municipal nº 1.933/2011 e passou a se chamar Feira Livre da Produção Rural e do Empreendedor Individual Odílio Oliveira de Paula. Com a aprovação do projeto de lei, o aniversário da Feira Livre será comemorado anualmente sempre no dia 3 de agosto, data que está na memória dos primeiros feirantes.

Com 142 associados, a Feira Livre de Alta Floresta é organizada pela APRUSFAF (Associação dos Produtores Rurais Urbanos, Suburbanos e Feirantes de Alta Floresta), que tem como presidente Juscelino Gomes Pinheiro da Silva, e é fiscalizada pelo Poder Executivo.

Os autores do PL ressaltaram que incluir a data no calendário oficial do município é também reconhecer a feira livre como importante canal de comercialização, sobretudo da produção da agricultura familiar, que contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

O Projeto de Lei foi encaminhado para sansão do prefeito Asiel Bezerra de Araújo e prevê que o Governo Municipal poderá desenvolver e apoiar diversas ações durante a semana em que estiver inserido o dia do aniversário da Feira Livre.