“A luta não foi em vão”, comemora vereador Menin ao destacar a regularização fundiária da Vila Rural Júlio Domingues

Vereador enalteceu também o apoio do deputado Dilmar Dal Bosco, da Prefeitura de Alta Floresta, da Terra Consultoria e do Intermat para realizar o sonho de quase 20 anos das famílias da Vila Rural I.

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

“Chegou ao fim uma luta de que 20 anos dos moradores da Vila Rural Júlio Domingues (Vila Rural I), em Alta Floresta”, comemorou o vereador Marcos Roberto Menin que participou na manhã de quarta-feira, 19 de dezembro, da entrega dos títulos de propriedade para 110 famílias.

Na cerimônia, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) anunciou a regularização de outros 34 posseiros totalizando 144 títulos entregues. O órgão estadual também confirmou que irá regularizar mais 32 registros restantes que não foram contempladas nesta etapa. A cerimônia de entrega dos títulos definitivos de propriedade aconteceu na sede da Associação de Moradores da Vila Rural (Amovir).

O projeto de regularização fundiária da Vila Rural I contou com o envolvimento da Prefeitura de Alta Floresta, Câmara de Vereadores representada pelo vereador Marcos Roberto Menin, a empresa Terra Consultoria, que fez toda a parte técnica de levantamento das peças técnicas e medição da área, o Intermat que documentou os terrenos e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que fez gestão junto ao órgão estadual para acelerar a liberação da titulação.

O presidente da Amovir, Otoniel Santos Cunha, agradeceu o empenho da prefeitura de Alta Floresta, do vereador Marcos Menin, da diretoria da associação, do Intermat e da empresa Terra Consultoria por terem contribuído para a realização de um sonho. “Para nós era um sonho e para uns era pesadelo porque vinham lutando havia muito tempo, mas não tinham obtido resposta, e nós estamos há dois anos à frente da associação e juntamente com os moradores corremos atrás e hoje o sonho se tornou realidade”, comemorou.

O vereador Marcos Roberto Menin (DEM) destacou a importância do título de propriedade que era aguardado há quase duas décadas pelas famílias e enalteceu o apoio de todos os envolvidos. “Estamos muito felizes por estarmos proporcionando esta felicidade para as pessoas que receberam os títulos. Hoje o Intermat entregou 110 títulos na Amovir, quem não acreditava passou a acreditar e esta luta minha e do deputado Dilmar, da prefeitura, secretaria, Terra Consultoria, e todos que acreditaram está aí um presente de Natal maravilhoso para eles, a luta não foi em vão”, enalteceu.

O presidente do Intermat, Demilson Moreira, destacou a titulação das chácaras como a entrega da dignidade para os posseiros que sonharam durante quase 20 anos a espera de receber a documentação de propriedade definitiva. “Estamos entregando títulos, entregando a dignidade e fazendo a regularização fundiária, um presente de Natal valoroso onde as pessoas, agora, de fato e de direito, são legítimos possuidores dos seus imóveis”, destacou.

O prefeito Asiel Bezerra de Araújo também comemorou a regularização fundiária da Vila Rural Júlio Domingues. “Hoje é um dia de muita alegria não só para os moradores da Vila Rural I, mas para nós também da Prefeitura, Intermat e Câmara de Vereadores, por estarmos entregando mais de 100 títulos, realizando um sonho de quase 20 anos, é um verdadeiro presente de Natal para todos eles”, destacou ao lembrar que a partir de agora os moradores poderão ter acesso a linhas de créditos para melhorar a renda da família.

“Era um sonho muito esperado de muitos anos, mas chegou, estou muito feliz com este presente de Natal que a gente sempre esperou. Muito obrigado”, agradeceu emocionada a senhora Márcia Maria Rodrigues ao mostrar com muito orgulho o título de propriedade da sua chácara.

“Era um anseio de toda comunidade. Agradeço também o Intermat que prometeu e cumpriu, também a prefeitura o vereador Menin que lutou muito por nós. Só tenho que agradecer, a comunidade está em festa. Agora posso dormir tranquilo porque sei que aonde moro é meu de verdade”, comemorou Roosver Tarantino de Jesus Lisboa.

A cerimônia de entrega dos títulos também contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento, Célia Maria de Castro, do Secretário de Agricultura e Pecuária, Waldiney Trujillo, da vice-prefeita Marinéia da Silva Munhoz, do diretor de assentamentos do Intermat, Jeová Feliciano de Souza, da Diretoria de Regularização Fundiária Urbana, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza e servidores municipais.